Crianças de São José publicam livro sobre folclore
Atualizado em 07/12/2022 - 16:32
Alunos da EMEI Profª Zeli de Toledo durante lançamento de livro infantil
Projeto incentiva o hábito da leitura entre os pequenos do Pré 2 com criação de livro e dia de autógrafos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

“Folclore é um ensinando o outro. É o conhecimento que passa da avó para a mãe e para o filho.” A explicação da pequena Giovana Lara de Oliveira Santos, do Pré 2 da Emei Profª Zeli Toledo Dias, no Jardim Uirá, resume a experiência das crianças com a publicação do livro ‘Nosso livro do folclore’.

Cerca de 120 crianças de turmas do Pré participaram do projeto ‘Crianças autoras’ na escola durante o ano e, na última semana, tiveram um momento especial de escritor, autografando os exemplares em clima de festa e com a presença das famílias. O evento contou com a presença das escritoras Val Saab e Lili Oliveira, pertencentes à Academia Joseense de Letras. 

O projeto Crianças Autoras surgiu como uma proposta durante as atividades da sala de leitura. O livro “Nosso Livro sobre Folclore” possui textos, ilustrações e diversas listas com as manifestações folclóricas como Saci Pererê, Bumba Meu Boi, Iara, Curupira e Vitória Régia, entre outras. 

"A gente achou poucos livros sobre Folclore, por isso pensamos em fazer o nosso próprio livro", conta Giovana Lara de Oliveira Santos, do Pré 2. 

“A Manuella gostou muito de produzir o livro. Ela está aprendendo a identificar as palavras. Até em casa ela fazia livrinhos de papel, pegava papéis, desenhava e escrevia e na escola sempre teve apoio”, conta Fabiana Mendes Gonçalves, mãe da Manuella Mendes Coutinho, 6 anos, do Pré 2.

"As crianças são capazes de escrever a própria história e deixam um legado, uma marca deles, deste ano, para os próximos que passarão por aqui!”, destaca Carmen Lucia Caetano Souza, professora da Sala de leitura.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×