Festival de natação traz emoção para pais e filhos no domingo
Atualizado em 05/12/2022 - 08:08
Programa Nadando Primeiro
Centro Esportivo Casa do Jovem recebeu centenas de familiares dos 560 alunos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As primeiras braçadas de um campeão de natação ficam sempre registradas na memória daqueles que são os primeiros incentivadores das crianças e adolescentes: a família. E neste domingo (4) o Centro Esportivo Casa do Jovem recebeu centenas de familiares dos 560 alunos do projeto Nadando Primeiro para assistir o festival de formatura deles.

Todos os participantes do festival receberam um certificado de conclusão do curso e uma touca de natação personalizada com a logomarca do projeto.

Emoção do começo ao fim

A jovem Milena de 7 anos participou da primeira turma que se apresentou ao público e seu esforço emocionou o pai Anderson Godoi que estava à beira da grade incentivando a filha.

“É muito orgulho. Ela estava muito ansiosa antes do evento e na piscina teve dificuldades, mas se superou e concluiu os 25 metros”, disse o paizão que ainda correu para ver a outra filha, Marcela, de 10 anos, que se apresentou logo depois. As irmãs frequentaram o curso no Centro Esportivo da Vila Maria.

Incentivo foi o que não faltou à mãe de Cléber, de 11 anos, que fez aulas no Poliesportivo do Altos de Santana. Aos gritos na beira da piscina, a mãe Dariele Silva Lima não deixou de vibrar com o menino a cada braçada.

“Na hora do mergulho, ele teve problemas com os óculos e mesmo assim se superou. O Cléber evoluiu muito na natação e não tem como não ficar orgulhosa com ele”.

E se mães e pais se sentiram orgulhosos, imagine a equipe de professores. Vivian de Paula, que treina a criançada no Centro Comunitário Alto da Ponte, era uma das mais sorridentes e vibrantes com os jovens atletas. “É muita gratidão estar aqui e ver os nossos alunos vencendo a ansiedade e superando seus limites.”

De acordo com os critérios técnicos avaliados pelos professores de cada turma, a partir de agora os alunos ficam habilitados a fazer a pré-inscrição para o nível II das turmas regulares de natação. Este é o caso do garoto Pedro Ricotta, que segundo o pai Fábio Pontes (que já treinou natação na própria piscina da Casa do Jovem) vai continuar nadando. “Ele gostou muito do projeto, se dedicou bastante e já pediu para continuar nadando.”

 

Nadando Primeiro
O projeto Nadando Primeiro é um curso de natação por tempo determinado, que neste ano teve aulas desde fevereiro com jovens de 7 a 15 anos, em 14 piscinas da cidade. O objetivo é levar o aprendizado dos nados crawl e costas para crianças e adolescentes que se encaixam no nível I, ou seja, que não têm o conhecimento da natação.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×