Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
A última noite de novembro foi repleta de emoção e gratidão aos voluntários, facilitadores e educadores do Decolar, Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento, da Prefeitura de São José dos Campos. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (30), no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte da cidade, com mais de 150 pessoas reunidas para recordar feitos e momentos importantes deste ano letivo e homenagear os voluntários parceiros.
Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, o encontro dos voluntários do Decolar é uma forma de agradecer e valorizar a atuação desses colaboradores que, além de compartilhar saberes e o talento acadêmico, contribuem com a formação dos estudantes.
Durante este ano, o Decolar contou com o trabalho de 100 voluntários e 25 parceiros no atendimento de 256 alunos da rede de ensino municipal em mais de 60 atividades diversificadas.
Parcerias de sucesso
A parceria dos voluntários e facilitadores faz toda a diferença na execução do programa e torna possível acompanhar o desenvolvimento dos talentos dos alunos. “Nesta noite especial e emocionante queremos agradecer aos voluntários pela parceria e contato com nossos alunos, esse trabalho é capaz de transformar vidas”, disse Edilene Cleto, coordenadora do Decolar.
A dona Maria Faria Alves é avó da Ana Júlia, 12 anos, do 6º ano na Emefi Profª Maria de Melo e participou do evento compartilhando a importância da parceria entre o Decolar e a família dos estudantes.
“Este programa é muito importante, é como um alicerce para os jovens terem condições de entrar na faculdade e seguir para o futuro já sabendo o que querem. Sou muito grata e feliz pelo programa e tudo que minha neta recebe e aprende”, disse dona Maria.
“O que mais gosto é da parte do desenvolvimento pessoal, descobrir outras pessoas que gostam das mesmas coisas que eu e aproveitar as oportunidades”, comentou Ana Júlia.
O estudante do 6º ano da Emefi Profª Silvana Maria, Matheus Augusto da Silva Nascimento, 12 anos, apresentou músicas no teclado, tornando o ambiente do evento mais festivo e acolhedor. Para ele, participar do Decolar “estimula a elevar o potencial máximo de cada um”.
“Temos várias atividades, de acordo com as habilidades dos alunos. Isso me ajuda muito e espero que possa ajudar outros alunos também”, afirmou Matheus.
Regina Moraes é professora da rede municipal aposentada e representou os demais voluntários durante a homenagem, ressaltando que, após anos em sala de aula, participar das oficinas de inglês do projeto municipal tem sido uma experiência gratificante. “Eu senti muita falta da sala de aula, especialmente das aulas de inglês, então recebi o convite e tem sido uma ótima experiência de troca com os alunos. Aprendemos juntos usando as músicas em Inglês”, frisou.
Talento
O Decolar busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos, que escolhem as atividades conforme os interesses deles e fazem um plano individual de trabalho. A partir dessa programação, são desenvolvidas ações semanais, sempre no contraturno escolar.
Para fazer parte do projeto, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (do 2º ao 5º ano). Após esse período, eles passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.