Prefeitura reforça orientação a pedestres na XV de Novembro
01/12/2022 22:37
Educamob faz operação pedestre no centro
EducaMob realiza ação educativa na rua XV de Novembro para alertar sobre a segurança na travessia - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos vai intensificar as ações de educação no trânsito destinadas aos pedestres, neste mês de dezembro, em razão do grande fluxo de pessoas em circulação nos centros comerciais da cidade. 

Liberada para as compras de Natal, a Rua XV de Novembro, no centro da cidade, foi o primeiro local a receber a ação educativa nesta quinta-feira (1), nos períodos da manhã e tarde. A avenida, que recebeu obras de revitalização, teve todo o trecho liberado para circulação de veículos e de pedestres para facilitar o deslocamento pela via e o acesso ao comércio. As obras de revitalização abrangem seis quarteirões e preveem o aterramento de toda a fiação. 

Na ação de hoje, cerca de 400 pedestres foram impactados pela ação realizada na Rua XV de Novembro, perto da praça Padre João, realizada das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30. Pelo menos 60 delas foram orientadas pela equipe do EducaMob e por agentes da mobilidade.

A atividade utilizou bonecos infláveis posicionados nos cruzamentos e faixas de pedestres não semaforizadas para chamar atenção e reforçar junto aos motoristas, a prioridade dos pedestres nestes locais. O foco dessa ação tem sido o Programa Sinal de Gentileza, com entrega de materiais informativos.

Agentes da mobilidade também orientam os pedestres sobre os cuidados com a travessia, principalmente aos que ainda atravessam fora da faixa. 

Operações

Ao todo serão realizadas 27 operações pedestres. Também estão previstas operações em outras vias comerciais da região central, como a Sebastião Hummel e a Coronel José Monteiro; na Andrômeda, Cidade Jardim e Cassiopéia, na região sul, na Rui Barbosa, na região norte e nas avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, na zona leste.


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×