Escola do Santa Hermínia ganha certificado de Educação 5.0
Atualizado em 31/08/2022 - 17:47
Entrega da Escola 5.0 - Emefi Professora Terezinha Araújo, no Jardim Santa Hermínia. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 31-08-2022
Pelo modelo, alunos contam com ferramentas tecnológicas para aprimorar a aprendizagem - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania

Alegria e emoção marcaram a entrega do selo Educação 5.0 na Emefi Terezinha Araújo, no Jardim Santa Hermínia, na região leste de São José dos Campos. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31), na presença de estudantes, professores, funcionários, autoridades e representantes da família da professora que dá nome à escola municipal. Essa é sexta unidade de ensino fundamental da rede da Prefeitura que passa a fazer parte do programa. A iniciativa é integra o Plano de Gestão 2021-2024.

"Me sinto privilegiada em poder participar desse grande dia na escola, que é muito bonita e ampla para atender as crianças da região", disse a professora Fabiola Maria dos Santos, que leciona para a turma do 1º ano. "O trabalho aqui é muito prazeroso, me sinto muito grata."

Erika Rigobeli da Silva, mãe dos alunos Pedro Henrique e Sarah, destacou a excelência da nova unidade escolar, construída conforme os modernos padrões de edificação. "Fui muito bem recebida aqui pela direção e pelos professores. Na minha época não tiver oportunidade de ter uma escola tão boa igual as crianças estão tendo aqui."

Para Sarah, que estuda no 1º ano, a empolgação também é grande com o local de estudo do início da formação no ensino fundamental. "A escola é muito boa. Todas as crianças deveriam estudar aqui."

A escola do Jardim Santa Hermínia, inaugurada no início do ano, tem pouco mais de 500 alunos em período integral, que são atendidos por 25 professores, além de profissionais em cargos de diretoria, assistência de direção, orientação pedagógica e educacional e assistência social.

Lançado em 2021, o programa Educação 5.0 visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal e prevê um novo modelo educacional, em que a escola passa a contar com ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação.

O programa, que deverá atingir todas as 50 unidades de ensino fundamental, tamém já foi implantado nas seguintes escolas: Emefi Alda de Souza Araújo (Jardim Mesquita), Emefi Luiza Guratti (Setville), Emefi Maria Antonieta Payar (Residencial Pinheirinho dos Palmares), Emefi Emmanuel dos Santos (Residencial Frei Galvão) e Emefi Palmyra Sant’Anna (Vila Industrial).