Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos realizou, neste sábado (13) e domingo (14), 208 castrações de cães e gatos, com o auxílio do Castramóvel, dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia).
Ao todo, desde a criação do programa Meu Pet Feliz, em agosto de 2018, foram feitas mais de 17,9 mil castrações e microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.
Animais
Os animais que participam do programa Meu Pet Feliz não podem ser usados para fins comerciais ou de competições.
Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.
Podem ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos, com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos e gatos de 4 meses a 8 anos.
Balanço
Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 17.953 castrações, sendo 9.189 fêmeas caninas, 5.077 machos caninos, 2.327 fêmeas felinas e 1.360 machos felinos. Desse total, 5.466 foram feitas pelo Castramóvel.
O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.