Palestra conscientiza sobre uso e venda de cigarros eletrônicos
Atualizado em 15/08/2022 - 18:14
Palestra Tabagismo e Cigarros Eletrônicos
A palestra integra as ações da Prefeitura de prevenção e ombate às drogas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta segunda-feira (15) palestra sobre tabagismo e uso e comercialização de cigarros eletrônicos, ministrada pela médica Maristela Schafeulberger Spanghero, doutora em psiquiatria pela USP (Universidade de São Paulo).

Foi mais uma ação de prevenção e atenção às drogas promovida pela Assessoria de Políticas sobre Drogas, em parceria com o Conselho Municipal de Atenção às Drogas.

"Palestras e eventos como este promovido pela Prefeitura de São José são essenciais. A conscientização sobre os males do cigarro eletrônico é urgente, já que tem crescido cada vez mais o uso, principalmente entre jovens e adolescentes", disse Maristela.

"As estatísticas mostram que 20% dos jovens já experimentaram o cigarro eletrônico. É um perigo, já que podem ser tão ou mais tóxicos que os cigarros comuns. Além disto, viciam mais e mais rápido", completou a médica.


Guardas municipais de Caraguatatuba prestigiaram evento. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Combate às drogas

O presidente do Conselho Municipal de Atenção às Drogas, pastor Nélson Teixeira, também destacou a importância da palestra.

"Temos que estar sempre nos capacitando para divulgar estas informações para a população. Temos que desmistificar o glamour do cigarro eletrônico. É uma substância nova, faz mal e precisa ser evitada".

Aprendizado

Um grupo de 70 guardas civis municipais de Caraguatatuba que está realizando treinamento com a GCM (Guarda Civil Municipal) de São José prestigiou o evento. Eles pretendem utilizar e difundir, na cidade litorânea, os conhecimentos adquiridos.

"Gostamos muito da palestra. Estes conhecimentos vão agregar muito no nosso trabalho. Quanto mais sabemos sobre um mal, mais fácil de combatê-lo", afirmou a guarda civil municipal Letícia Rech, que tem 28 anos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×