Pets deficientes aguardam por um novo lar no CCZ de São José
04/08/2022 19:05
Saúde
A Branca possui uma deficiência nas patinhas traseiras e é super carinhosa - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

Entre os cerca de 70 cães e gatos disponíveis para adoção no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São José dos Campos, alguns se destacam. É o caso dos cães Tripé, Orelha, Branca e a Coca, além da gatinha Cina, todos com algum tipo de deficiência, mas que também aguardam um novo lar para serem ainda mais felizes.

Nesta quarta-feira (3), o CCZ reuniu alguns dos pets que estão para adoção, assim como cães que já foram adotados, a Rodinha e o Zezinho, por exemplo, e que hoje recebem muito carinho e não largam dos tutores.

O estudante Ricardo Lemos, de 23 anos, mora no Campo dos Alemães, e está há cerca de um ano com o Zezinho, adotado no CCZ e que teve sequelas de uma Cinomose nas patinhas traseiras. A doença pode afetar a parte motora e neurológica dos cães.

“Eu já sabia que ele estava aqui e resolvi adotar”, conta Ricardo que tem outros três cachorros em casa, todos adotados. “Eles não têm deficiência, mas são todos velhinhos, já pegamos com idade avançada. São todos vira-latas”, completa o estudante que incentiva a adoção.

"O que nos faz adotar é o carinho por eles mesmo. Cada um tem o seu jeito, uma forma diferente e acaba atraindo a gente. São muito carinhosos”, diz. “É super válido adotar, até pela gratificação que eles vão ter. Você tira do canil, que pode ser estressante, e leva para um ambiente muito mais agradável”, finaliza.

Hoje, o CCZ conta com cerca de 70 animais aptos para adoção, entre cães e gatos, todos castrados e microchipados. O CCZ fica na Rua George Williams, 581, Parque Industrial, na região sul.

Critérios

Para a adoção basta ter 18 anos ou mais, morar em São José dos Campos e apresentar um documento original com foto e CPF para a formalização do processo. Nos casos em que o procedimento é finalizado, a equipe responsável agenda uma visita na casa do interessado na semana seguinte para avaliar a adaptação do animal.

Para a vacinação antirrábica, é recomendado que os pets sejam conduzidos com coleira, guia e também estejam acompanhados por um adulto. É preciso que o proprietário leve também a caderneta de vacinação de seu cão ou gato.

O CCZ lembra que a raiva é fatal e, quando instalada no animal ou no ser humano, a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×