Simulado da Defesa Civil no Alto da Ponte tem avaliação positiva
Atualizado em 29/04/2022 - 17:33
Simulado de Plano de Contingência de desastre natural
Bombeiros trabalham no resgate das três pessoas que ficaram soterradas após desabamento de casa, no simulado - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos realizou ontem o primeiro simulado de escorregamento com a participação de vários órgãos e secretarias da Prefeitura. Ao todo, cerca de 50 pessoas atuaram no treinamento no bairro Alto da Ponte.

O exercício envolveu Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (ambas ligadas à Secretaria de Proteção ao Cidadão), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sabesp, EDP e as secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Saúde, Apoio Social ao Cidadão, Educação, Esportes e Manutenção da Cidade. 

“A avaliação do simulado é positiva. É muito importante fazermos treinamentos que nos ajudem a melhorar cada vez mais o atendimento de todos os órgãos em situações de emergência”, disse o Capitão Diogo Diniz Vieira, comandante do 1º sub-grupamento do Corpo de Bombeiros em São José.

O simulado começou com um escorregamento de terra provocado por chuva e desabamento de uma casa na Estrada Juca de Carvalho, 256. Três pessoas ficaram soterradas, uma delas em estado grave. A vítima grave foi removida pelo Helicóptero Águia, da PM. 

As demais vítimas foram levadas para o Hospital Municipal. Duas casas vizinhas foram interditadas e as famílias foram removidas para a escola municipal Ana Berling Macedo, no Alto da Ponte. Na escola, receberam atendimento social.

“Parecia tudo real, fiquei emocionada de ver. Parabéns a todos que participaram desse trabalho”, disse a costureira Nair Martins de Souza, moradora de Santana, que acompanhou o simulado da calçada.

Para parecer real, o socorrista Josias Paulino da Silva, voluntário da Defesa Civil, maquiou os voluntários-vítimas para que parecessem com ferimentos, um deles com uma fratura exposta na perna.

Plano de Contingência

O simulado foi feito para o acionamento do Plano de Contingência, que reúne protocolos de ações para ocorrências de grande porte, como escorregamento de encosta e alagamento.

O Plano é pioneiro e determina, em detalhes, todas as ações que devem ser feitas por cada órgão envolvido, dependendo de cada caso. 




MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×