José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a primeira fase da vacinação contra a brucelose. O serviço é gratuito e prossegue até 25 de maio.
Devem ser vacinadas somente bezerras de 3 a 8 meses de bovinos e bubalinos, de acordo com os protocolos para aplicação da vacina.
São José dos Campos é uma das poucas cidades do Brasil que arca com o custo da vacinação e de médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária do Estado para aplicação das doses.
A equipe de vacinação atende os produtores diretamente nas propriedades rurais. A previsão é que sejam vacinados nessa primeira fase cerca de 700 animais.
Os produtores já cadastrados em anos anteriores devem aguardar contato da Prefeitura até 16 de maio. Caso não sejam acionados, é preciso ligar na Central 156 ou ir a umas das unidades do Ponto Rural para atendimento.
A vacinação contra a brucelose é obrigatória e é realizada há cada seis meses. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.
Doença
A brucelose é uma zoonose (doença que acomete os animais e os seres humanos) infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus.
Nos bovinos, pode causar abortamento, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos. Em São Paulo, a vacinação é obrigatória desde 2002.
Ponto Rural
São José dos Campos
São Francisco Xavier
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.