Defesa Civil prepara simulado com desabamento de casa
Atualizado em 25/04/2022 - 18:08
DC treinamento
Reunião da Defesa Civil com efetivo que irá participar do simulado com deslizamento de encosta - Foto: PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos realiza na próxima sexta-feira (29) um simulado sobre escorregamento de encosta na região norte de São José. O exercício faz parte do Plano de Contingência e envolve vários órgãos e secretarias da Prefeitura.

No simulado, uma casa vai desabar e 3 moradores serão soterrados. Duas casas vizinhas terão que ser interditadas e as famílias serão removidas para abrigos públicos. 

Queda de fiação de energia elétrica e vazamento de água terão que ser solucionados para evitar choques e riscos à operação de resgate das pessoas soterradas --duas mulheres e um homem, que serão retirados com vida e levados em ambulâncias para hospitais. 

Participam do exercício todo o efetivo da Defesa Civil incluindo voluntários, Guarda Civil Municipal (ambos vinculados à Secretaria de Proteção ao Cidadão), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sabesp, EDP e as secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Saúde, Apoio ao Cidadão, Educação, Esportes e Manutenção da Cidade. 

Haverá ação do helicóptero Águia, da PM. O local do simulado (Estrada Juca de Carvalho 256, Alto da Ponte) será interditado para o trânsito no período do exercício.

Simulado Teste

“Trata-se de um teste de acionamento do Plano de Contingência, que reúne protocolos de ações para grandes ocorrências, como desastres naturais, e envolve setores da Prefeitura e órgãos fora do poder público”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de São José dos Campos, José Benedito da Silva.  

Segundo ele, tudo tem que funcionar integrado, como se fosse um acidente real. O soterramento, entretanto, não trará nenhum risco para os voluntários”, afirmou o coordenador da Defesa Civil”, José Benedito da Silva.  

Uma equipe de observadores, que inclui agentes da Defesa Civil do Estado, vai observar todo o exercício e apresentar uma avaliação posterior sobre aspectos positivos e o que pode ser melhorado em relação à execução dos procedimentos definidos no Plano de Contingência.

Mais informações da Secretaria de Proteção ao Cidadão.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×