Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), continua neste feriado com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. A cidade tem registrado um aumento de casos em comparação com o ano passado, o que coloca o município em estado de alerta.
Nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), será feita a nebulização nos bairros Vila Paiva, Jardim Telespark, Alto da Ponte, Vila Sinhá e Altos de Santana, todos na região norte.
Os ACE’s (Agentes de Combate à Endemias) ainda irão realizar ações da ADL (Avaliação de Densidade Larvária) na quinta-feira (21), nos bairros Santa Cecília I e I, Campos de São José, Jardim Americano, Recanto do Vale, Jardim Mariana e Cajuru, todos na região leste, e na sexta-feira (22), no distrito de São Francisco Xavier.
Diversas ações
A Prefeitura vem realizando uma série de ações para combater o mosquito Aedes aegypti, com a Operação Casa Limpa, atividades de controle de criadouros, busca ativa de casos suspeitos e controle químico (nebulização, focal e perifocal).
Os ACE’s (Agentes de Combate a Endemias) também estão atuando em atividades extras aos finais de semana. A população pode consultar a lista, com os nomes, matrícula e foto, dos agentes no site da Prefeitura.
2ª ADL
A Prefeitura iniciou no dia 1º de abril a 2ª ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2022, que acontece em todas as regiões da cidade durante todo o mês. A atividade é importante para nortear as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
As ADL’s são realizadas a cada trimestre (janeiro, abril, julho e outubro) e têm o objetivo de identificar os níveis de infestação das larvas do mosquito. Nesta segunda avaliação do ano, a previsão é que os ACE’s (Agentes de Combate às Endemias) visitem 17.749 imóveis em todas as regiões do município.
A primeira ADL de 2022 teve o registro de 1,10 no IB (Índice Breteau), um aumento de 0,60 em comparação com o mesmo período de 2021. Ou seja, de acordo com o índice larvário, a cada 100 imóveis, foram encontrados 11 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti, o que coloca o município em estado de alerta.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.