Escolas incentivam leitura com plataforma digital e salas de leitura
19/04/2022 19:04
Alunos no Dia Mundial do Livro na EMEF Waldemar Ramos
A leitura tá ON com mais de 30 mil títulos disponíveis na plataforma Árvore de Livros, além das Salas de Leitura com milhares de obras à disposição de todos estudantes. - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A tecnologia é uma aliada no incentivo ao hábito da leitura nas escolas municipais de São José dos Campos. Pela plataforma Árvore de Livros, alunos dos 4º, 5º e 6º anos das escolas de Ensino Fundamental têm à disposição mais de 30 mil títulos.

Outros milhares de títulos estão disponíveis no formato físico para leitura e empréstimos feitos nas salas de leitura das escolas, que acolhem os estudantes em aulas, projetos e momentos de descobertas pelas páginas, histórias e os personagens da literatura. 

Mundo da leitura

No bairro Vista Verde (região leste), a Emef Profº Waldemar Ramos faz história há mais de 40 anos. Apenas neste ano, a escola registrou mais de 85% de acesso à plataforma de leitura, com 750 obras lidas.

Na sala de leitura que leva o nome da poetisa brasileira Cecília Meireles, milhares de títulos ficam à disposição dos cerca de 800 estudantes, convidando-os a mergulharem em mundos diferentes, repletos de aprendizados.

Reunidos na sala de leitura, a turma de leitores formada por alunos dos 4º, 5º e 6º anos conversou sobre a importância dos livros e trocou dicas. Para os estudantes, tanto o livro físico quanto o digital têm seu valor e ajudam a aprender mais, passar o tempo e se divertir. 

Beatriz da Silva Freitas, 10 anos, foi a aluna que mais leu pela Árvore de Livros na escola neste ano. “É muito bom ler porque a gente aprende bastante coisa, entra em cada história e parece que está viajando, a imaginação vai longe. Quero ler muito para um dia escrever contos”, diz.

Para a estudante, o principal da Árvore é que a ferramenta permite “indicar livros para os amigos e escolher o que mais gosta de ler”. 

“Meu livro preferido é o ‘Legume e o Tempo’, com ele aprendi que às vezes a gente sabe o que deve fazer na vida, mas não quer. Só que tem coisa que é a missão e não podemos fugir, não é mesmo?”, destaca. 

Yasmin Araujo Waltrick, 10 anos, que gosta de ler romances como a série Anne, conta que “é muito fácil mexer na plataforma, tem várias opções e cada livro ajuda a escrever melhor”.

Segundo Miguel André Vilas Boas, 10 anos, a “a Árvore de livros é como um jogo virtual, que tem objetivos, opções e diversão”. 

Clique para leitura

Atualmente, a rede municipal tem o cadastro na Árvore de 49 escolas e mais de 11.200 alunos. No último ano foram mais de 195.000 livros emprestados, 82.600 livros lidos e mais de 40.700 horas de leitura. 

A plataforma é utilizada pela rede de ensino de São José dos Campos desde 2018. São oferecidos gratuitamente mais de 30 mil títulos, entre livros, jornais e revistas, e diversas ferramentas e materiais de apoio pedagógicos para auxiliar na formação dos alunos de 4º, 5º e 6º ano.

Dia do Livro

O mês de abril é repleto de datas comemorativas voltadas ao mundo da Educação, como o dia de Monteiro Lobato (18), o Dia Mundial do Livro (23) e o Dia Mundial da Educação (28). Para entrar no clima de comemoração, a garotada deixou algumas dicas de leitura. Confira:

  • Série “Diário de um banana”, dica de Miguel Luiz Botelho de Sá, 10 anos.
  • Série “Os Cabelos de Sara”, dica de Sarah Freitas Dornelas, 10 anos, e de Maria Eduarda Araújo da Silva, 9 anos. 
  • “O Menino Maluquinho”, dica de Miguel da Silva Teixeira, 10 anos. 
  • “Turma da Mônica Jovem”, dica de Sarah Batista, 9 anos.
  • Série “O pequeno Ninja", de Matheus Carvalho Martins, 9 anos.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×