Bairros recebem nebulização contra a dengue nesta quinta e sexta
13/04/2022 17:31
Operação Casa Limpa no Pq Santa Rita
A Prefeitura mantém diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), ações de nebulização contra o mosquito Aedes aegypti -- que transmite a dengue, zika e chikungunya.

O município registra uma alta de 31% nos casos confirmados, o que coloca o município em estado de alerta, e a Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao mosquito e também de conscientização junto à população.

Nesta quinta-feira, a nebulização acontece nos bairros Vila Industrial, região leste, e no Jardim Imperial, região sul. Já na sexta-feira, os trabalhos estarão concentrados no Jardim do Lago e Jardim Flamboyant, ambos na região sudeste. A previsão é que as atividades aconteçam das 8h30 às 13h.

ADL e ações de prevenção

Atualmente, os ACE’s (Agentes de Combate às Endemias), em parceria com a Secretaria de Manutenção da Cidade, realizam a segunda ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2022, com atividades de controle de criadouros, busca ativa de casos suspeitos e controle químico (nebulização, focal e perifocal) nos bairros.

As ADL’s são realizadas a cada trimestre (janeiro, abril, julho e outubro) e têm o objetivo de identificar os níveis de infestação das larvas do mosquito, para nortear as ações de combate ao Aedes aegypti.

A primeira ADL de 2022 teve o registro de 1,10 no IB (Índice Breteau), um aumento de 0,60 em comparação com o mesmo período de 2021. Ou seja, de acordo com o índice larvário, a cada 100 imóveis, foram encontrados 11 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti.

A população deve ficar atenta aos inservíveis que podem servir de criadouros para o Aedes aegypti, como latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água.

Os munícipes podem consultar a lista, com os nomes, matrícula e foto, dos Agentes de Combate às Endemias no site da Prefeitura, e também denunciar possíveis criadouros do mosquito pelo telefone 156.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×