Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Todo mundo no distrito de São Francisco Xavier conhece dona Filhinha. E não é para menos. Aos 91 anos, Geracina Maria Maia da Silva esbanja jovialidade, alegria, espírito de superação e amor à vida.
Nada a desanima: nem a idade, nem os problemas de saúde e muito menos a cadeira de rodas a impedem de se divertir. Na manhã desta quinta-feira (7), deu mais um show de animação.
Dona Filhinha chegou tímida à quadra da praça Cônego Antônio Manzi, no coração do distrito da zona norte de São José dos Campos. No local, um grupo de idosos fazia aula de ritmos, comandada por profissionais da Casa do idoso Norte.
Ela veio, viu e venceu. Venceu a limitação da cadeira de rodas e da idade, dando uma lição de vida para todos que assistiram a cena.
Se não pode dançar com as pernas, dançou com a alma, emocionando seus amigos e os funcionários da Prefeitura. Os braços e as mãos não pararam um minuto sequer, na cadência dos vários ritmos musicais.
"Estar aqui e fazer a a aula de ritmos me fez esquecer dos problemas da vida. Gostei muito e pretendo participar desta atividade outras vezes", disse dona Filhinha.
A alegria da filha (de preto) com a animação da mãe de 91 anos
Animação
E ela não foi a única a demonstrar entusiasmo com a iniciativa da Prefeitura. Todos os idosos que participaram chegaram de casacos, devido ao clima mais frio do distrito.
No entanto, rapidamente tiraram os agasalhos, aquecidos pela música, pela alegria de viver e pela animação.
Maria Piedade de Sousa Marcondes, de 77 anos, estava indo ao supermercado quando viu a agitação na quadra. Não teve dúvida: literalmente entrou na dança.
"A Prefeitura está de parabéns e agradeço por ter atendido nossos pedidos de trazer atividades da Casa do Idoso para o nosso distrito. Quando vi que estava tendo aula de ritmos, corri para participar. Não iria perder esta oportunidade".
Dona Jovita mostra o cartão de Páscoa que fez para o bisneto
Retribuição
Após aquecerem o corpo, foi a vez de mostrarem seus dons artísticos. A tarde foi dedicada à oficina de artesanato para confecção de cartões temáticos de Páscoa.
Foi a oportunidade de Jovita Maura Diniz, de 70 anos, retribuir os presentes que sempre recebeu ao longo da vida de filhos, netos e bisnetos.
"Vou colocar o cartão que fiz junto com o ovo de Páscoa do Enzo, meu bisneto de 7 anos. Hoje é um dia especial na minha vida. Já ganhei e já dei muitos cartões. Mas é a primeira vez que confecciono um cartão".
Mais atividades
Esta quinta-feira ficará marcada nos corações e mentes dos idosos, munícipes e turistas de São Francisco Xavier que dançaram, participaram da oficina de artesanato, assistiram, aplaudiram, fotografaram e filmaram as atividades.
Após dois anos de pandemia da covid-19, a Prefeitura de São José retomou, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, ações da Casa do Idoso no distrito, em uma extensão do trabalho desenvolvido diariamente nas quatro unidades de São José (Centro, Norte, Sul e Leste).
E não parou por aqui. O objetivo é que as atividades esportivas, culturais e artísticas sejam realizadas pelo menos uma vez por semana.
O novo encontro de dona Filhinha, dona Piedade, dona Jovita e seus amigos e amigas com a alegria e o amor à vida já está marcado: quarta-feira, 13 de abril de 2022, a partir das 10h.
Venha também fazer parte desta festa, mas não leve casacos. Eles não são necessários, já que os corpos e almas estarão rapidamente aquecidos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.