Emprego formal garante nova perspectiva de vida a 30 jovens
06/04/2022 19:48
Contratados do Programa Jovem Aprendiz
Jovens aprendizes com seus familiares e equipes da Prefeitura e do CIEE; perspectiva de um futuro melhor - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Esperança, fé, renascimento, vida, amor e paz. Sentimentos nobres e essenciais escritos em mural do palco da Casa do Idoso Centro e que também estão gravados nos corações e mentes de 30 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que nesta semana foram inseridos no programa Jovem Aprendiz.

Mais do que lindas palavras, agora se tornaram realidade em suas vidas, com perspectivas de um futuro melhor, através de termo de parceria firmado pela Prefeitura de São José dos Campos com uma empresa da cidade e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e intermediado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).

Por dois anos, terão garantidos direitos trabalhistas, como registro em carteira de trabalho, férias, 13º salário, recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e vale transporte.

Será o primeiro emprego, com respeito e dignidade, em unidades da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Evento de integração foi marcado pela emoção

Sonho realizado

A emoção tomou conta dos jovens e seus familiares durante o evento de integração com as equipes da Prefeitura e do CIEE na Casa do Idoso Centro.

Durante os discursos V.T.S.C., que tem 16 anos e mora desde 2020 no abrigo feminino de adolescentes mantido pela Prefeitura, não conseguiu segurar as lágrimas, que escorreram livres por seu rosto outrora tão sofrido.

Mas não era um choro de tristeza. Era de alívio por encontrar uma oportunidade de mudar de vida, através de braços que se estenderam e de corações que a acolheram, junto com seus 29 companheiros desta nova jornada.

"Não teve como não chorar. Passou um filme na minha cabeça. Lembrei de tudo que já sofri. Há muito tempo esperava uma chance como esta", disse a adolescente.

"Agora, vou trabalhar e poderei terminar meus estudos. Mas não vou parar por aqui. Quero realizar meu sonho de fazer faculdade na área de nutrição".

Caminho do bem

Copeira hospitalar e moradora do Galo Branco, na região leste, Laudicéia da Silva Bento, de 37 anos, também está empolgada com o primeiro emprego formal do filho de 17 anos.

"Estamos muito felizes. É um sonho que se torna realidade e que dá esperança de um futuro melhor para o meu filho e para nossa família", afirmou Laudicéia.

"Há muito tempo temos buscado uma chance. Com este primeiro emprego formal do meu filho, está se abrindo um horizonte que o ajudará a trilhar o caminho do bem", completou.

Carreira e renda

A procuradora do Trabalho de São José Mayla Mey Venancio e o juiz do Trabalho e coordenador do Juizado Especial da Infância e da Adolescência da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), Adhemar Prisco da Cunha Neto, destacaram a importância do termo de parceria firmado pela Prefeitura.

"A inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social nos programas de aprendizagem é uma importante ferramenta de profissionalização e de trabalho protegido", disse a procuradora.

"Eles terão a oportunidade de começar uma carreira, de gerar renda para si e para suas famílias e de se aprofundar nos estudos. O MPT parabeniza o município de São José e a empresa pela parceria e espera que essa iniciativa seja replicada no Vale do Paraíba”.

O magistrado ressaltou as vantagens para os jovens, suas famílias e a sociedade.

"Esta modalidade diferenciada de contratação permite direcionar a obrigação da empresa para a geração de oportunidade para jovens em condição de vulnerabilidade social. Exige frequência escolar, além de beneficiar a sociedade, que recebe o trabalho sem encargos para o erário", afirmou Prisco Neto.

"Nós, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, apoiamos essa iniciativa e parabenizamos o Ministério Público do Trabalho pela atuação que permitiu uma importante ação, na qual todos ganham", completou.

Vida nova

O passado? Incertezas, privações, dificuldades, portas fechadas. O presente? Sonhos realizados, emprego com dignidade, oportunidades. O futuro? Esperança, fé e vida nova.

Para 30 jovens em situação de vulnerabilidade social de São José, um novo horizonte já se encontra aberto para alçarem voos cada vez mais altos.

Agora, só depende deles para serem protagonistas de suas vidas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×