Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
As notícias sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia chegaram à escola acompanhadas de questionamentos de estudantes e um misto de sentimentos como indignação, preocupação e solidariedade.
Na Emef Profº Geraldo de Almeida, no Pousada do Vale, professores de História e Geografia se uniram para abordar o assunto em sala de aula propondo debates entre os estudantes pautados pelo bem comum e o anseio pela paz mundial. O debate aconteceu com os alunos divididos em equipes que representavam os países: Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e China.
“Com tantas perguntas sobre o tema foi preciso criar algo informativo para mostrar como a guerra também nos afeta e gerar reflexão”, diz a professora de Geografia Paula Ribeiro.
Aula do dia: debate
“Os alunos nos procuraram perguntando sobre o conflito, o que acontece e querendo tirar dúvidas. Então pensamos em abordar o tema em sala, como nós participamos da Sief (Simulação para o Ensino Fundamental) anteriormente, veio a inspiração de trazer esse debate. Buscamos a formação de jovens autônomos, protagonistas e que saibam, falar, ouvir e debater, isso é fundamental e acontece dentro da escola”, afirmou Alessandro Santana, professor de História.
"A escola é viva, vibrante e conectada com o mundo. É importante trazermos esses temas e abordagens", disse Alessandro.
"Participei da Sief como aluna da rede municipal, quando eu estava no 9º ano. E foi uma experiência muito importante para mim. Trazer temas atuais ajuda a envolver os alunos com interesse e protagonismo", afirmou Paula.
A Sief faz parte das atividades extracurriculares da rede de ensino municipal para estimular as ações de liderança e empreendedorismo nos estudantes por meio do programa Líder do Futuro.
A Simulação ocorre na rede municipal como estratégia pedagógica a cada dois anos e conta com debates de temas mundiais, no mesmo formato dos comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas), em busca de soluções para questões humanitárias.
Os debates trabalham pontos importantes para a formação humana dos alunos como: escuta, fala, respeito, senso crítico, valores como humanidade e solidariedade, além de conceitos e fatos históricos deste momento delicado.
Lição principal: solidariedade
A abordagem do tema de forma transparente e informativa possibilita que os alunos tenham opinião a respeito e reflitam sobre fatos da sociedade, como mostram os relatos de alguns estudantes de uma turma de 9º ano.
Confira:
Para Cauã Guimarães de Souza, 14 anos, a proposta do debate ensinou que “a gente também é afetado aqui no Brasil, com consequências da guerra, mas a pior perda de todas é a de vidas”.
“Essa é uma atividade importante para fazer na escola porque estimula mais a nossa fala,nos ajuda a praticar e trata de assuntos importantes de uma forma dinâmica.O tema é complicado e envolve geopolítica, uma área que gosto de estudar”, conta Paulo Henrique Araújo Silva, 14 anos.
“É uma experiência incrível aqui na escola, é muito bom ter noção do que está acontecendo, aprender mais sobre História, escutar o próximo, mesmo que a opinião dele não seja a mesma que a minha. Não assisto jornal então fiquei confusa no início, com os debates comecei a ficar mais por dentro”, diz Cássia Lavinia Machado, 14 anos.
“Penso que estão brigando enquanto muitos saem prejudicados, são vidas inocentes sendo perdidas. Para mim a melhor solução seria um diálogo entre os envolvidos”, destaca Ana Clara Mathias Albuquerque da Silva, 14 anos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.