Recupera Alfabetização chega à Educação Infantil
04/04/2022 16:59
Entrega Jogos Pedagógicos do Recupera Alfabetização na EMEI Profa. Jane Palumbo. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 04-04-2022
O programa Recupera chegou às escolas da Educação Infantil com jogos pedagógicos para crianças do Pré 2 como parte de ações voltadas à Alfabetização. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A infância é uma fase importante no desenvolvimento das crianças e tem total atenção da Prefeitura de São José dos Campos, com projetos e novos investimentos para atender as escolas da Educação Infantil com segurança e cuidados, novas unidades escolares e novidades, como o professor Alfabetizador e jogos pedagógicos para as turmas do Pré 2, com foco na Alfabetização. 

O programa Recupera começou a chegar para os pequenos com idades entre 4 e 5 anos desde a última sexta-feira (1) por meio dos jogos pedagógicos, que estão sendo emprestados para aprimorar a Alfabetização de forma lúdica e divertida.

Alfabetização tá ON!

Mais de 18 mil kits de jogos pedagógicos poderão ser entregues aos estudantes, do Pré 2 do Infantil até o 2º ano do Fundamental, na fase de Alfabetização. O empréstimo teve início em março nas reuniões de pais e responsáveis, que além dos materiais recebem orientações para o bom aproveitamento dos jogos com apoio da família. 

Para os pequenos aproveitarem da melhor forma os novos materiais de aprendizagem foram disponibilizados vídeos explicativos, gravados por crianças da Emei Profª Idelena Menezes Trefilio de Carvalho, em Santana. Confira os vídeos aqui e aqui.

Aprender brincando

Aprender pode ser divertido e cheio de significados, cores e formas. Na Emei Profª Jane Palumbo, no Dom Pedro I, pais e filhos aprovam os jogos como mais uma forma de aprendizagem. 

Cristiane Aparecida Souza Silva é mãe de Elias Raphael de Souza Silva, 5 anos, e funcionária da escola há três anos, onde trabalha com a equipe da merenda escolar preparando com carinho toda alimentação das crianças. 

Para ela, a iniciativa da Prefeitura vai beneficiar os pequenos que, como seu filho, vão começar a ler e a escrever. “Ele adora brincadeiras, vai ser muito bom”, destacou. 

Para Flávia Alves, mãe da Agatha Alves da Cruz, 5 anos, os jogos são grandes parceiros da escola e da família a fim de minimizar impactos da pandemia na educação das crianças. 

“Eu achei ótimo, minha filha amou, ela está começando a escrever e vai ajudar muito. Eles perderam muito com essa pandemia, então o que pudermos fazer para ajudar na Alfabetização nós vamos fazer”, disse. 

Ayla Langamer Pereira Lima, 5 anos, ficou animada ao ver a caixa de jogos junto com a mãe Viviane Langamer. “Esse material vai fazer toda a diferença. A minha filha mais velha, Ayxa, está no 2º ano e sentiu diretamente o prejuízo da pandemia. Agora as duas vão brincar juntas em casa e aprender”, afirmou Viviane. 

Programa Recupera 

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, os jogos são a continuidade de uma série de ações do Programa Recupera e servem como “atividades de apoio à construção do processo de alfabetização e dos conhecimentos matemáticos dos alunos, como mais uma das ações de esforço para superar os impactos causados pela pandemia”.

A intenção é que de forma leve, natural e divertida, as oportunidades de aprendizagem dos alunos sejam ampliadas para as conquistas e o bom desenvolvimento de todos. 

A iniciativa do programa Recupera conta ainda com: acompanhamento da prática dos professores e da aprendizagem dos alunos em fase de alfabetização, do Pré 2 até o 2º ano do Ensino Fundamental, formação dos educadores e material didático específico para os alunos, com livros e atividades. 

O Recupera faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 e conta com novos professores, que foram contratados para o reforço nas escolas das turmas de 1º ao 9º ano. 




MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×