S.José inicia vacinação do Sarampo e etapa da influenza
Atualizado em 01/04/2022 - 18:21
Última Etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza na Ubs Resolve do Jardim Paulista. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 18-05-2020
Foco são os trabalhadores da saúde; para Influenza, idosos a partir de 60 anos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta segunda-feira (4) a vacinação contra o Sarampo para trabalhadores da área da saúde, e também uma nova etapa da vacinação contra a Influenza para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde.

Vacinação contra o Sarampo

A campanha de vacinação contra o Sarampo irá abranger dois públicos-alvo, em dois momentos, com duas estratégias diferentes: a partir de segunda-feira (4), com os trabalhadores da área da saúde e a partir de 30 de abril com crianças de seis meses até menores de cinco anos.

Para os trabalhadores da área da saúde será feita a atualização da carteira. Todos os profissionais devem ter duas doses de vacina Tríplice Viral na carteira de vacina.

O trabalhador de saúde que não apresentar a comprovação deverá ser vacinado com a primeira dose e agendar a segunda com retorno em quatro semanas. Aqueles que comprovarem a primeira dose irão receber a segunda dose.

Com relação às crianças, de 6 meses até cinco anos, deverão receber uma dose da vacina Tríplice Viral, independente da situação vacinal, ou seja, mesmo que tenham duas doses na carteira.
A aplicação da vacina será feita exclusivamente nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) Resolve, das 8h às 17h, e a campanha segue até o dia 3 de junho.

Contraindicações

A vacina não será aplicada em casos de:
- Crianças menores de 6 meses
- Anafilaxia à dose anterior da vacina e/ou algum componente da vacina
- Infecção pelo HIV em indivíduos em vigência de imunossupressão grave
- Crianças menores de 5 anos de idade com imunodepressão grave por pelo menos 6 meses, ou com sintomatologia grave.
- Trabalhadoras gestantes não devem ser vacinadas, pelo risco teórico de causar danos ao feto. Recomenda-se que a vacina seja administrada no puerpério.

Vacinação contra a Influenza

A campanha de vacinação contra a influenza também ganha uma nova etapa a partir desta segunda (4), para idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e/ou pessoas com histórico de reação grave a doses anteriores ou a algum componente da vacina.

Conforme a Resolução-RE Nº 3.903, de 14 de outubro de 2021 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a vacina influenza trivalente utilizada no Brasil em 2022 apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09 b, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e a B/Australia/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Pontos de vacinação Influenza

- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, sempre das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h e às 13h até o esgotamento das mesmas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade;
- Cefe (Centro de Formação do Educador), das 18h às 21h;
- Colégio Tableau, das 8h às 21h;
- CIPAX – Unidades praça Afonso Pena e Vale Sul Shopping, das 9h às 16h - exclusivo para a segunda dose de reforço.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×