Prefeitura substitui material e gera economia aos cofres públicos
Atualizado em 01/04/2022 - 15:21
Prefeitura substitui material e gera economia aos cofres públicos
O RCC está sendo aplicado como base em passeios públicos em diferentes pontos da cidade - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

Economia aos cofres públicos e iniciativas sustentáveis têm sido constantes em atividades realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos. Uma delas, que vem sendo muito empregada, é a utilização de RCC (Resíduo de Construção Civil), aplicado em estradas não pavimentadas.

Agora esse material integra um projeto-piloto coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade. O RCC está sendo aplicado como base em passeios públicos em diferentes pontos da cidade. O objetivo inicial é usar o resíduo em substituição de brita.

O ganho na utilização do RCC é a gratuidade da aquisição, além do ganho ambiental. Todo material é retirado dos 12 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária).

O resíduo dos PEVs vão para uma área de transbordo, triturado e processado em quatro tipos de brita reciclada. Após essa etapa o material está pronto para ser utilizado principalmente em manutenção de estradas não pavimentadas, já que também possui boa resistência.

Em média são gerados 3.700 metros cúbicos por mês de RCC. O resíduo entra então em substituição da pedra britada 1 que atualmente comprado pela Prefeitura para servir de base do concreto que será aplicado em calçadas.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×