Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
Junto com uma nova escola surgem diversas oportunidades, sonhos e projetos para o futuro. Esta experiência tem sido vivenciada especialmente pela comunidade escolar do Setville, região leste de São José dos Campos, desde fevereiro deste ano com a Emef Profª Luiza Maria Cavalcanti Guratti.
São diversos e modernos os espaços da Unidade Escolar, mas a Sala de Leitura foi escolhida como um ambiente acolhedor e de descobertas onde alunos como João Henrique Rodrigues Gomes, 13 anos, Stella Campos de Sedotti, 10 anos, e Larissa dos Santos Pereira Cristo, 10 anos, gostam de passar o tempo e de ter aulas.
Entre leituras e sonhos
Para inaugurar a Sala de Leitura, professores e equipe da escola fizeram apresentações culturais durante o mês de março, com leitura de textos diversos, interpretação de poemas e abordagem lúdica, com personagens do mundo da fantasia, ressaltando a importância da leitura.
Bete Camargo é professora há 33 anos e recorda das várias gerações de estudantes que já acompanhou. “Nos meus primeiros anos como professora nem livro direito tinha, muito menos computadores e internet. Hoje, os alunos sabem mais sobre tecnologia do que a gente, nossos desafios são despertar os interesses deles e podemos fazer isso por meio das histórias, que são atemporais”, disse.
“As histórias abordam valores morais e éticos, virtudes e exemplos que são importantes na formação humana de nossos alunos”, frisa Bete.
Para João Henrique, do 8º ano, os espaços da escola agradam e contribuem para aulas mais divertidas.
“Meu espaço preferido aqui na escola é a Sala de Leitura, mas também gosto do Laboratório de Informática, pois é uma área que tenho muito interesse. Quero trabalhar com programação de aplicativos no futuro”, contou.
Entre gibis e mangás, Stella Campos, do 5º ano, sonha com trabalhos na área de Moda como designer. “Adoro minha escola, gostei muito da estrutura dela, é bonita, moderna e tem ambientes lindos como a sala de Leitura”, diz.
“O pátio da escola é gigante, gostei muito. Quero estudar bastante aqui, vou me esforçar para ser biomédica, astrofísica ou cientista. Sei que não são áreas fáceis, mas são as minhas preferidas”, afirma a aluna do 5º ano Larissa dos Santos.
Professora há 18 anos, Amanda Souza mora próximo da escola e acompanhou toda a obra desde o início. “Quando soube que teria essa escola no bairro eu já quis vir para cá e estou adorando. É muito importante para nós participarmos do início desta história”, comentou.
“Por meio de histórias, personagens e gêneros literários vamos aproximando a aprendizagem da realidade dos alunos, eles participam com protagonismo e assim criamos uma rotina de leitura e estudos”, destacou Amanda.
Educação é prioridade
O investimento em Educação é prioridade em São José dos Campos. Além da escola do ensino fundamental no Setville, a Prefeitura entregou a Emef Profª Terezinha do Araújo (Santa Hermínia), o Cedin Profª Ana Maria Arruda Pereira (Jd. São José 2) e realiza novas obras e melhorias nas escolas de todas as regiões da cidade.
Mais de R$51 milhões estão sendo investidos em obras de ampliação, modernização e reforma de oito unidades de Ensino Fundamental que, juntas, poderão beneficiar mais de 7 mil alunos, além de professores, funcionários e toda comunidade escolar.
Os investimentos continuam no decorrer do ano e a previsão é de R$ 250 milhões em novas escolas (do Fundamental e da Educação Infantil), reforma, modernização e novos prédios, além da conclusão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), pintura em 29 unidades escolares e a Cidade da Educação, entregue ao município nesta semana.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.