Margem do córrego Alambari recebe plantio de 30 árvores
Atualizado em 30/09/2021 - 19:13
Plantio de árvores no Parque Alambari região leste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 30-09-2021
A ação tem como principal objetivo a restauração ecológica da mata ciliar no Campos de São José onde foi avistado macacos sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita). - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Setembro tem um dia dedicado à árvore (21). E para celebrar a data, a Prefeitura de São José dos Campos inovou e preparou uma quinzena inteira com muitas atividades. 

Ao todo, estão sendo realizados 20 eventos, integrando a comunidade escolar, voluntários, ONGs, colaboradores de empresas, moradores de diversos bairros, pais e filhos na realização de plantios e diálogos para a construção de uma São José cada dia mais verde e sustentável. 

Como parte das atividades, nesta quinta-feira (30), 51 alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participaram do plantio de 30 mudas nativas às margens do córrego Alambari, no bairro Campos de São José, região leste da cidade.

A ação, que tem como principal objetivo a restauração ecológica da mata ciliar no Campos de São José, contou com agentes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. No local, foi avistado macacos sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita). A atividade foi organizada pelo Projeto Ecomuseu, do Centro de Estudos da Cultura Popular, com parceria da Petrobras.

Desde 2015, com o auxílio da Prefeitura, orientamos essa comunidade sobre as possibilidades de ação no espaço que resultou nessa Agrofloresta. Essa atividade celebra também a 1ª Semana Vicente Carlos Corrá, que durante toda a vida dedicou tempo e cuidados para esse espaço e a reinauguração do viveiro de mudas da Florestinha”, disse Maria Siqueira Santos, gestora do Eco Museu. 

O plantio das 30 mudas nativas às margens do córrego Alambari, no bairro Campos de São José, faz parte ainda do Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado de São José dos Campos.  

Troca de experiência

Rian Gabriel Domician, com 11 anos, fez questão de contar todo orgulhoso que essa é a quarta árvore que planta. “Estou muito feliz em plantar mais uma árvore. É importante para a gente,  para os animais e a natureza”, disse Rian.  

Os olhinhos atentos da Nicole Barretos, de 8 anos, justificaram a curiosidade e ansiedade para plantar a primeira árvore. Sobre o primeiro plantio, ela leva para uma vida uma agradável tarefa. “Eu quero plantar muitas árvores.”

Para completar o trio, um jardineiro experiente, figura conhecida e muito respeitada pelos colegas de profissão. Funcionário da Urbam (Urbanizadora Municipal) há 17 anos, Francisco Xavier da Silva, carinhosamente chamado pelos colegas de Chiquinho, já perdeu as contas de quantas mudas plantou no decorrer da carreira.

“O total eu não sei, já passou de 5 mil mudas. Sinto muita alegria cada vez que planto uma árvore”, disse Chiquinho, que não solta o carrinho carregado de terra adubada, nem mesmo para a entrevista.

 

Plantada pelas crianças com a ajuda do Chiquinho, a pequena suinã (Erythrina speciosa) é frequentemente encontrada ao longo de rios em regiões de Cerrado e de Mata Atlântica. As flores vistosas que atraem abelhas e beija-flores também vão contribuir com a preservação dos macacos sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie nativa de São José dos Campos, que corre perigo de extinção.   

Além da muda de suinã as margens do córrego Alambari, no bairro Campos de São José, recebeu mudas de Aroeira pimenteira, Araçá, Angico, Abiú, Canafístula, Corticeira, Copaíba, Caroba, Chá de Bugre, Guapuruvu, Ipê Amarelo, Ingá, Jequitibá, Jaracatiá, Jenipapo, Marmelo, Mulungu, Pitanga, Quaresmeira, Sibipiruna, Sapucaia, Paineira, Sangra d’agua, Tápia, Urucum, Unha de vaca nativa, Cereja do Rio Grande, Grumixama e Mutambo.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×