Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos, através da GCM (Guarda Civil Municipal), ministrou curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático para 18 agentes de segurança institucional do MPF (Ministério Público Federal) do nosso município, da capital paulista e de outras nove cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) e do estado de São Paulo: Taubaté, Guaratinguetá, Caraguatatuba, Guarulhos, Campinas, Santos, Piracicaba, Bauru e Bragança Paulista.
Foram realizadas aulas teóricas durante três dias desta semana no Cefe (Centro de Formação do Educador) e aulas práticas no Centro de Treinamento Operacional da GCM.
É o segundo treinamento que a GCM ministrou neste ano para os agentes que fazem a segurança dos procuradores da República e das instalações do MPF.
O outro foi sobre o Método Giraldi, também conhecido como Treinamento Defensivo na Preservação da Vida e que consiste em um conjunto de técnicas e normas utilizado por forças de segurança em todo o país.
A ministração de cursos e treinamentos e a troca de experiências fazem parte do trabalho integrado da Prefeitura com as forças de segurança através do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.
Também cumpre o compartilhamento de recursos, uma das premissas da atual Administração.
Cursos integram programa São José Unida
Mais segurança
Responsável pela intermediação com a GCM para os cursos, o agente de segurança institucional do MPF Roberto Ciconeli destacou a importância dos conhecimentos adquiridos junto à GCM para melhoria do atendimento à população.
"Os cursos ministrados pela GCM e a troca de experiências têm nos ajudado muito no nosso a dia para que possamos prestar um serviço cada vez mais ágil e eficiente à população", disse Ciconeli.
"É mais uma demonstração de como funciona bem o programa São José Unida para que possamos, todos juntos, diminuir os índices de criminalidade no nosso município", completou o agente do MPF.
Capacitação constante
A GCM de São José tem ampliado a exportação de conhecimento e experiência para corporações e forças de segurança da RMVale.
Neste mês, foi realizado o treinamento e capacitação de guardas civis municipais de Pindamonhangaba para o uso adequado de armas não letais de eletrocondutividade.
Paralelamente aos ensinamentos que ministram, os guardas todos os anos participam de cursos de atualização com o objetivo de aprimorar e agilizar o trabalho operacional do dia a dia e o atendimento à população.
As atividades envolvem treinamentos de tiro com o método Giraldi, defesa pessoal, controle de distúrbios civis e patrulhamento comunitário, entre outras.
GCM modernizada
A GCM passou, desde 2017, por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais.
A corporação foi equipada com 30 carros elétricos e 100 novos agentes foram contratados.
Também foram adquiridos novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas, microcâmeras para utilização nos uniformes, drone, veículos, motos e tablets para melhoria constante do serviço prestado à população.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.