Alunos do Pinheirinho leem mais de 600 livros digitais
17/09/2021 16:08
Alunos de destaque da Emef Maria Antonieta Payar (Pinheirinho) na leitura pela Árvore de Livros. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 19-08-2021
Com incentivo diários nas aulas, os estudantes dos 4º e 5º anos tornam a leitura um hábito saudável que contribui diretamente nos estudos. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em 1980, o escritor brasileiro Ziraldo publicou sua obra “O Menino Maluquinho”, personagem que se tornou querido entre várias gerações, com diversas adaptações no teatro, televisão e cinema. Quatro décadas depois, alunos de 10 anos, como Lucas Gabriel de Oliveira Reis, do 5º ano da Emef Profª Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares, divertem-se e aprendem com as mesmas aventuras que, agora, são acompanhadas por meio da tecnologia, com a plataforma Árvore de Livros. 

Além das obras de Ziraldo, os estudantes dos 4º e 5º ano das escolas municipais têm à disposição mais de 30 mil títulos pela plataforma. É a tecnologia incentivando o hábito da leitura dentro e fora das escolas. 

Leitura por gosto

“Eu gosto de ler e uso bastante a plataforma em casa, pelo celular, acho fácil de mexer. Meus livros preferidos são as histórias em quadrinhos do Menino Maluquinho”, conta Lucas, que até o momento já leu 31 livros pelo aplicativo.

Outro estudante ‘maluquinho pelos livros’ é Nathan Gonçalves Dias, 9 anos, que já leu 56 títulos pela plataforma e tem entre seus preferidos o clássico “O Pequeno Príncipe”.

“A leitura ajuda a aprender a ler melhor, escrever e estudar. Gosto de ler, me faz bem, entro na Árvore em casa antes e depois de vir para escola”, conta.

Leitura por incentivo 

Atualmente, a rede municipal tem o cadastro na Árvore de 47 escolas e mais de 10.800 alunos.

A plataforma é utilizada pela rede de ensino de São José dos Campos desde 2018. São oferecidos gratuitamente mais de 30 mil títulos, entre livros, jornais e revistas, e diversas ferramentas e materiais de apoio pedagógicos para auxiliar na formação dos alunos.

O estímulo à leitura com uso da tecnologia é “sensacional”, segundo a professora Indianara Inácio Guilherme. “Quem não lê não escreve e não tem imaginação, por isso, precisamos repertoriar as crianças, todos nós precisamos ler!”, destaca.

“Nós acessamos a plataforma em sala de aula diariamente. Temos a atividade permanente de leitura onde acesso a plataforma, projeto na lousa, eles veem as imagens e páginas e vamos lendo juntos. Ao longo do ano fazemos competições saudáveis para ver quem lê mais e incentivar”, diz a educadora. 

Na Emef Maria Antonieta, cerca de 80% do grupo acessam a plataforma de leitura, juntos os estudantes leram mais de 600 livros pela Árvore durante este ano. Ao todo, as escolas municipais acessaram mais de 56 mil livros. 

#aescolatáon

A tecnologia faz parte da rotina das escolas que, além da plataforma de leitura, têm ferramentas inovadoras integradas para desenvolvimento dos alunos e gestão eficiente do trabalho dos profissionais da Educação, com contas educacionais e aplicativos Google, atividades do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), distribuição de chips de internet aos que mais precisam, chromebooks para professores, o portal edusjc, entre outras inovações. 


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