São José prepara programação especial para o Dia da Árvore
16/09/2021 14:47
Dia 21 de Setembro - Dia da Árvore. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A árvore da espécie Samanea saman, conhecida popularmente por Árvore da Chuva ou Chorona do Parque da Cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos preparou uma programação especial em comemoração ao Dia da Árvore, na próxima terça-feira (21).

Especialistas irão participar de uma live comemorativa sobre o Programa Arboriza São José, às 14h. O objetivo é apresentar à população os procedimentos de gestão, apoiados em recursos tecnológicos para modernização e ampliação do patrimônio arbóreo público de São José.

Para participar da live sobre as ações do Programa Arboriza São José basta fazer a inscrição por meio do link até o dia 20 de setembro.

Também na terça-feira, crianças do Programa Criança Feliz, atendidas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, irão participar do plantio de árvores em cinco Cras (Centro de Referência de Assistência Social), nos bairros Alto da Ponte, Jardim Mariana 2, Dom Pedro1º, Parque Santa Rita e Distrito de Eugênio de Melo.

E, para concluir as comemorações do Dia da Árvore, a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade preparou uma Oficina de Compostagem Doméstica, que acontece das 9h às 11h, no Parque Vicentina Aranha.

A oficina vai ensinar técnicas de construção de composteira doméstica de baixo custo, com reutilização de baldes plásticos para a produção de composto orgânico para hortas, jardins e vasos. As vagas são limitadas e as inscrições serão pelo link.

Quinzena da Árvore

Este ano a Prefeitura inovou e preparou uma quinzena inteira com muitas atividades para celebrar e plantar árvores. Ao todo serão 20 eventos ao longo de 15 dias, integrando comunidade escolar, moradores de diversos bairros, pais e filhos na realização de plantios e diálogos para a construção de uma São José cada dia mais verde e sustentável.

Foram organizadas também rodas de conversa com professores sobre espaços naturais educativos nas escolas, com o objetivo de contribuir para o exercício da educação ambiental.

Reconhecimento

São José dos Campos foi reconhecida pelo Programa “Tree Cities of the World” (FAO/ONU), que valoriza as ações de preservação, inovação, manejo e proteção da floresta urbana.

Plano Municipal de Arborização

O Plano municipal de arborização urbana de São José do Campos estima patrimônio arbóreo em cerca de 80 mil árvores em vias públicas do município. Somando as existentes nos parques municipais da cidade o número chega a 170 mil árvores.

Cerca de 15 mil árvores estão cadastradas em um sistema informatizado que permite consultar os nomes científicos e populares das árvores, por meio do endereço eletrônico.

A cidade desenvolve ainda iniciativas como a prospecção de locais para o plantio de 30 mil novas árvores, por meio da plataforma ARBIO, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Sistema Árvores

O cadastramento do patrimônio arbóreo e o desenvolvimento do “Sistema Árvores” de São José dos Campos é um sistema de inovação tecnológica que possibilita a integração dos dados relativos das árvores do município como vistorias, podas e plantios.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×