Escolas municipais compartilham boas práticas
15/09/2021 19:20
Educação em São Francisco Xavier. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 25-05-2021
Os irmãos Felipe, Emannuel e Isís são alunos da Emef Mercedes Rachid, em São Francisco Xavier, a primeira escola a participar do projeto #aescolatáon de compartilhamento de experiências - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

As escolas municipais de Ensino Fundamental de São José dos Campos começaram a participar nesta quarta-feira (15) do projeto #aescolatáon que visa o compartilhamento de boas práticas entre equipes gestoras, professores e alunos e a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania. 

A novidade também busca valorizar a importância e o papel das escolas e dos trabalhos dos profissionais da Educação, além de considerar melhorias na gestão da rede de ensino, conforme o novo planejamento estratégico, com ações e projetos de 2021 a 2025.

São Francisco Xavier 

O dia começou nublado, mas na Emef Mercedes Rachid Edwards teve clima de acolhida para receber a equipe técnica formada por profissionais da Secretaria de Educação, alunos e mães de estudantes e convidados que se reuniram na quadra, com os devidos protocolos e cuidados. 

Após apresentação sobre o contexto da escola, presente no distrito há 18 anos, os presentes compartilharam experiências sobre projetos pedagógicos, o uso da tecnologia, desafios, ideias e novos aprendizados sobre o distrito de São Francisco Xavier e sua importância.

Segundo a equipe gestora, a Emef Mercedes Rachid tem localização privilegiada, em meio a natureza, e propõe um “espaço de muito diálogo, trabalho em equipe e desenvolvimento para o melhor dos alunos”.

“Este momento é importante para todos nós, achei legal ter essa acolhida e podermos conversar sobre o que está bom, o que pode melhorar e a nossa rotina. Gosto muito da minha escola, do contato com a natureza, da prática de esportes e da dedicação dos professores, eles ajudam e respeitam nosso tempo”, afirmou Felipe Ribeiro Piroli, 14 anos, do 8º ano. 

Bruna de Fátima Silva Pereira foi aluna da escola há cerca de 20 anos e hoje é mãe do aluno João Gabriel, 10 anos, do 4º ano. Para ela, a parceria entre escola e família é essencial. 

“Gosto muito daqui, a escola é próxima de todos e se torna um ponto de encontro seguro, que acolhe todos. Meu filho sentiu muita falta quando ficou longe por causa da pandemia, momentos como o de hoje aproximam realidades e pessoas”, disse. 

Planejamento Estratégico

Desenvolver, implementar e coordenar a gestão da política pública de educação do município que promova o desenvolvimento do aluno para o exercício pleno da cidadania é a missão da Secretaria de Educação e Cidadania.

Em junho deste ano, a Secretaria apresentou o novo planejamento estratégico, com Missão, Visão, Valores, ações e projetos de 2021 a 2025, aos diretores de escolas e demais lideranças. As novas metas foram definidas com diretores e representantes de todos os setores da Secretaria de Educação. 






MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×