Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Em mais uma ação da campanha do Setembro Amarelo de valorização da vida e prevenção ao suicídio, a Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta quarta-feira (15) uma série de atividades no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Eugênio de Melo, na região leste, com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema.
Cerca de 50 pessoas participaram da palestra, roda de conversa, dinâmica de grupo e ações de acolhimento promovidas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.
O evento seguiu todos os protocolos sanitários e de saúde contra a covid-19, como uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.
Na próxima sexta (17), a partir das 9h, o Cras Jardim Mariana 2, também na região leste, promoverá roda de conversa sobre o tema.
"Sei da importância de falar sobre este tema e conscientizar as pessoas porque já tive parentes que tentaram se matar. A Prefeitura de parabéns por iniciativas como esta", afirmou a recepcionista Andréia de Paula Muniz, que tem 48 anos e mora no Galo Branco, na região leste.
Dinâmica de grupo com os munícipes que compareceram ao Cras
Viva a vida
O tema da campanha deste ano realizada pela Prefeitura é bastante apropriado para o momento: “Viver é o melhor plano”.
A Secretaria de Saúde já promoveu três lives com especialistas nas áreas de psiquiatria e psicologia, que ofereceram informações, esclarecimentos e orientações sobre onde e como buscar ajuda.
A programação inclui transmissões direcionadas a adultos, adolescentes, famílias, educadores e profissionais da área de saúde mental que desejam saber mais sobre o assunto.
Mais uma live está agendada para a próxima segunda-feira (20), a partir das 14h30, com o tema "Dor emocional: como encontrar a resolução em família". Será comandada pelo psiquiatra e psicanalista Galiano Bazuna.
Nas mídias sociais, as postagens trazem mensagens para alertar que falar sobre o que sente é importante, que precisar de ajuda é normal e que qualquer um pode ser a ajuda que o outro precisa.
Equipes do Cras estão mobilizadas para conscientizar a população
Setembro Amarelo
Instituído pela Organização Mundial de Saúde no ano de 2003, o Setembro Amarelo propõe uma sensibilização sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.
No Brasil, a iniciativa conta com a participação de instituições públicas, iniciativa privada e organizações da sociedade civil em prol do tema.
Como pedir ajuda
A campanha do Setembro Amarelo é realizada mundialmente e inclui uma ampla rede de apoio.
Na rede pública de saúde de São José dos Campos, o primeiro passo para buscar ajuda é procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa. Ao todo, são 40 UBS's Resolve que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as regiões da cidade.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.