Prefeitura inicia segunda fase da vacinação contra a brucelose
Atualizado em 14/09/2021 - 13:20
Segunda fase da vacinação contra a brucelose
Vacinação gratuita contra a brucelose ocorre entre 15 de setembro e 15 de outubro. Serão vacinadas fêmeas de bovinos e bubalinos entre três e oito meses - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta quarta (15) a segunda fase da vacinação contra a brucelose. Devem ser vacinados somente bezerras de três a oito meses. A vacinação é gratuita e prossegue até o dia 15 de outubro.

São José dos Campos é uma das poucas cidades do Brasil que arca com os custos da vacinação para pequenos produtores devidamente cadastrados no município. A equipe de vacinação atende os produtores diretamente nas propriedades rurais.

As inscrições e pedidos de vacinação podem ser feitas pela Central 156 ou diretamente nas unidades do Ponto Rural, no Alto da Ponte, e em São Francisco Xavier.

Produtores já cadastrados e que não tenham animais fêmeas para serem vacinadas entre três e oito meses podem entrar em contato com o telefone (12) 3878-9534 (Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico) ou (12) 3911-6915 (Ponto Rural) para informar sobre a dispensa da vacinação.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória e é realizada a cada seis meses. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.

A coordenação da vacinação é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, obedecendo o calendário oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Doença

A brucelose é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus.

Nos bovinos pode causar abortamento, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos. No Estado de São Paulo, a vacinação é obrigatória desde 2002.