Museu do Folclore retoma atividades presenciais dia 21
Atualizado em 13/09/2021 - 15:31
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fachada do Museu do Folclore no Parque da Cidade, que será reaberto ao público no próximo dia 21 - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos retoma suas atividades presenciais no próximo dia 21 (terça-feira), após um bom período fechado por conta da pandemia da covid-19. A data também marca a participação do museu na 15ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) que, neste ano, tem como tema ‘Museus: perdas e recomeços’.

Num primeiro momento, as visitas às exposições permanente e temporária, bem como à biblioteca, serão permitidas apenas de forma espontânea e com número limitado de pessoas, observando-se todos os protocolos de combate à pandemia (uso de máscara e álcool em gel e distanciamento social).  

As visitas em grupo, principalmente de escolas, serão permitidas num segundo momento e continuarão sendo agendadas previamente pelo site do museu. Por enquanto, elas seguem de forma virtual, como vem sendo feito desde julho. Escolas e outros grupos interessados em participar, devem fazer contato com o museu pelo telefone 3924-7318.

“Estamos satisfeitos em poder reabrir o museu para o público, mas precisamos estar bem preparados para receber as visitas em grupo. Esta é uma das razões para reiniciarmos nossas atividades presenciais de forma gradativa, alternando com o formato virtual, como passamos a fazer a partir de março do ano passado”, ressalta a gestora do museu, Francine Maia.

Primavera dos Museus

A programação de eventos da 15ª Primavera dos Museus acontece em diferentes museus do Brasil, de 20 a 26 de setembro. No Museu do Folclore, as atividades serão concentradas nos dias 21 (bate-papo virtual sobre o projeto Balaio Galeria), 22 (lançamento da exposição virtual ‘Além da Mula Sem Cabeça – Exposi-Ação (Mês do Folclore 2021) e 26 (Museu Vivo presencial com reabertura da exposição ‘Território de Sonhos e Lembranças’ e bate-papo virtual).

Gestão

O Museu do Folclore está localizado no Parque da Cidade, em Santana, desde 1997, e sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Além da área expositiva, a biblioteca e a brinquedoteca, o museu realiza diferentes projetos durante o ano todo.  

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×