Academia da GCM amplia interação com forças de segurança
13/09/2021 15:54
Bombeiros treinam no Centro de Treinamento Esportivo da GCM
Interação entre GCM e Bombeiros na academia contribui para melhoria do serviço prestado à população - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

"Treinar aqui fortalece os músculos e encurta as distâncias." A frase do cabo do Corpo de Bombeiros Sérgio Rodrigo Montari, 43 anos, resume a interação entre os membros da corporação e os servidores da Prefeitura de São José dos Campos que malham no Centro de Treinamento Esportivo da GCM (Guarda Civil Municipal).

Após ser ampliada e modernizada, a academia tem recebido cada vez mais representantes das forças de segurança, o que contribui com as ações do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e diminuir a criminalidade no município.

Somente do Corpo de Bombeiros, já são pelo menos 12 homens e mulheres que treinam diariamente no local.

Entre um exercício físico e outro, o bate-papo é constante e flui fácil, com troca de experiências sobre o serviço prestado à população e as peculiaridades de cada setor.

Os bombeiros são parceiros da Defesa Civil em diversas ações ao longo do ano, como o combate às queimadas e incêndios e as operações durante e após chuvas fortes. No dia a dia, também interagem com os guardas civis municipais e outros representantes da Prefeitura.

"É bom para a nossa saúde e para planejar ações conjuntas. Tem sido uma experiência muito interessante", afirmou Montari, que se exercita na academia há um mês.

Na academia treinam servidores de diversas secretarias municipais

Interação

A subcomandante interina do Corpo de Bombeiros da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), capitã Michele César, considera que o treinamento na academia da GCM tem contribuído para a melhoria do serviço prestado pela corporação aos munícipes.

"Ao nos permitir treinar em sua academia, a GCM está ajudando a melhorar o condicionamento físico dos bombeiros para que possamos prestar um serviço cada dia melhor à população", disse a capitã.

"É mais uma demonstração prática dos benefícios do programa São José Unida. Treinar na academia da GCM nos propicia ampliar a interação com os guardas e demais servidores da Prefeitura", completou.

A guarda civil municipal Frediana Costa, uma das instrutoras e coordenadoras do Centro de Treinamento Esportivo, também está satisfeita com a parceria.

"A convivência com os bombeiros e outros servidores que treinam aqui é muito boa e motiva os guardas, além de demonstrar a união das forças de segurança. Todos se ajudam para o bem comum da população."

Infraestrutura completa

A academia da GCM foi inaugurada em abril de 2018 e cumpre uma das premissas da atual Administração, que é o compartilhamento de recursos. No local, treinam diariamente servidores de diversas secretarias municipais, funcionários da Urbam e representantes das forças de segurança.

Todos os treinos são acompanhados por guardas civis municipais que são professores de Educação Física credenciados pelo Cref (Conselho Regional de Educação Física).

A academia oferece aos frequentadores ótima infraestrutura, aparelhos novos e amplo espaço. E o melhor é que para desfrutar de tantos benefícios não é preciso pagar nada.

Com o aumento da capacitação dos guardas civis municipais e o início do EQP (Estágio de Qualificação Profissional) neste ano, o Centro de Treinamento Esportivo foi ampliado e melhorado.