Parque da Cidade recebe visita guiada neste sábado
Atualizado em 13/09/2021 - 10:34
Visita guiada no Parque da Cidade Roberto Burle Marx. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 11-09-2021
Seguindo todos os protocolos sanitários de combate à covid-19, a visita guiada faz parte do programa City Tour - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A manhã deste sábado (11) começou com uma atividade diferenciada para a família do Ariovaldo Nascimento, aposentado que mora em São José dos Campos há 2 anos. Ele aproveitou a temperatura agradável para conhecer detalhes do Parque da Cidade com a esposa Roseli e a filha Jaqueline.

“Fiquei sabendo da visita guiada no curso de hotelaria e turismo que faço pelo Programa Qualifica da Prefeitura. Estas iniciativas são maravilhosas. Estou amando o passeio. É  uma aula cultural, com certeza vou repetir os próximos que virão”, disse Ariovaldo.

Organizada pela Prefeitura, a visita guiada pelas principais atrações do Parque da Cidade Roberto Burle Marx contou com informações técnicas sobre o Galpão Gaivotas, Museu do Folclore, Borboletário, Casa do Café, vista do conjunto arquitetônico da Tecelagem Parahyba, Residência Olivo Gomes, Orquidário, Casa da Ilha e Jardins de Burle Marx.

Seguindo todos os protocolos sanitários de combate à covid-19 a atração, que faz parte do programa City Tour organizado pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, agradou também a família do Jardel.

“Está aprovadíssima. A gente já gosta de São José, uma cidade acolhedora. Agora conhecendo mais da história e os ícones, isso só aumenta a afetividade que a gente tem pela cidade".

Patrimônio

O Parque da Cidade Roberto Burle Marx é a maior área verde localizada na região urbana de São José dos Campos com quase 1 milhão de metros quadrados.

Tombado como Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural, o Parque fez parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.

Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência de Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, compõem um importante trabalho da arquitetura moderna brasileira e são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de SP).

Nesse vasto perímetro estão abrigadas uma grande diversidade de espécies vegetais e uma belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas.