Famílias do Campo dos Alemães contam com maior Cedin
Atualizado em 13/09/2021 - 18:07
Gestão compartilhada na Ed. Infantil - Cedin Paulo César Mortari no Campo dos Alemães. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 09-09-2021
Cedin do Campo dos Alemães é um dos exemplos de gestão compartilhada na Educação Infantil de São José; rede municipal atende cerca de 32 mil crianças. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A maior unidade da Educação Infantil de São José dos Campos, o Cedin (Centro de Educação Infantil) Paulo César dos Santos Mortari atende as crianças das famílias do Campo dos Alemães e região e é um dos exemplos de parceria na rede municipal que garante atendimento de qualidade para os que mais precisam.

A gestão compartilhada entre a Associação Missionários da Santíssima Trindade e a Prefeitura ocorre há seis anos no local, que tem capacidade para atender 800 crianças de 0 a 5 anos.

Há cerca de 20 anos, a Rede de Ensino Municipal mantém gestão compartilhada, com o acompanhamento pedagógico feito pela equipe da Secretaria de Educação e Cidadania. Atualmente, 35 unidades funcionam neste modelo com excelentes resultados. A parceria consiste em investimentos, cessão de prédio e acompanhamento pedagógico, entre outras ações.

O Cedin

Crianças, profissionais e familiares que frequentam o Cedin Paulo Mortari na rua Simão Ferreira da Mata, podem usufruir de uma área de mais de 4.785 metros quadrados, com espaços como: 33 salas de aula, três parques com gramados, dois parques emborrachados, campinho de futebol, solários, dois parques sensoriais, casinha no parque, ducha para as crianças, cantinho da amamentação, sala de descanso para funcionários, entre outros.

No local, 127 colaboradores trabalham diariamente para oferecer o melhor atendimento, com carinho, cuidado e segurança para a Primeira infância.

Aprovação e parceria

Há cerca de dois anos, Maine Zaiane de Moura mudou de emprego para empreender como confeiteira. Desde o início deste ano, ela deixa o filho primogênito Akim Moura Vicente de Paula, de 1 ano e 8 meses, no Cedin Paulo César antes de ir trabalhar.

“Me sinto tranquila com meu filho na creche, sei que ele está bem e fica seguro. Akim já sabe os números, aprendeu a contar e vejo o quanto se desenvolve interagindo com outras crianças. O atendimento daqui está aprovado”, disse Maine.

A parceria entre entidade social e Prefeitura agrada além dos pais e familiares das crianças, profissionais como Alessandra Ferraz de Souza, que foi estagiária na Unidade e atua há dois anos como professora.

“Caminhamos juntos como rede parceira, seguimos o que as orientadoras e a direção nos passam e trabalhamos junto às famílias, que são acolhedoras e muito participativas”, afirmou Alessandra.

“O trabalho diário é em parceria, com a parte pedagógica garantida pela Secretaria de Educação para manter a qualidade do que é ofertado às crianças”, disse Andrea Luciane, orientadora pedagógica no Cedin Paulo César Mortari.

“Temos uma boa comunicação e relação com a comunidade escolar, que compartilha o quanto gosta e respeita a escola”, afirmou Vera Olívia Ferreira dos Santos, que também atua como orientadora pedagógica na unidade escolar.

Você Sabia?

• A Secretaria de Educação e Cidadania mantém gestão compartilhada com 35 unidades, há cerca de 20 anos.
  • A cidade mantém 14 Cedin’s.
  • O município atende cerca de 32 mil crianças em 113 escolas infantis.
  • Todas as unidades escolares com gestão compartilhada contam com o trabalho de qualidade das orientadoras pedagógicas da Secretaria de Educação que zelam pela equidade e o padrão no atendimento pedagógico de nossas crianças.
  • Entidades interessadas em participar do chamamento para Cedin devem entregar documento na Secretaria de Educação e Cidadania até o dia 4 de outubro. Os editais e mais informações estão disponíveis neste link.

Assista ao vídeo do Acontece São José