Assistentes sociais realizam atendimento nas escolas municipais
10/09/2021 18:10
Atendimento Social nas escolas municipais. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 09-09-2021
As 48 escolas de Ensino Fundamental têm atuação de um profissional do Serviço Social; na Educação Infantil, grupo trabalha em conjunto com equipe da Secretaria de Educação. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Educação municipal funciona como uma grande rede, formada por milhares de pessoas, com profissionais e parceiros conectados, trabalhando na construção de uma sociedade melhor, por meio da formação cidadã de milhares de alunos. 

Neste meio, as escolas são os ambientes propícios para a transformação acontecer e contam com a atuação de profissionais como professores, educadores, gestores, funcionários da manutenção, alimentação e administração e, desde julho deste ano, do Serviço Social. 

“Fui muito bem acolhida na escola, o que foi fundamental. Em pouco tempo já temos contato com as famílias, recebemos solicitações delas, da equipe escolar e da comunidade. Trabalhamos especialmente na prevenção e no acompanhamento com a rede de proteção”, diz Verônica Silva Piassá Martins, assistente social na Emef Leonor Nunes Pereira Galvão, na Vila Industrial. 

Durante as demandas diárias, Verônica recebe a visita de alunos para escuta, conversas e orientações na sala preparada carinhosamente para recebê-la. De fala mansa e acolhedora, a profissional atende alunos como D. S*, 11 anos. “Gosto de vir aqui na sala dela para conversar, é bom!”, destaca o estudante. 

“A integração do Serviço Social com a Educação e demais parceiros do município é fundamental neste momento em que vivemos, com a pandemia e todos os desafios. Esta parceria é mais um marco em ações de Políticas Públicas para o desenvolvimento dos alunos em nossa cidade”, afirma Verônica. 

Parceria 

A cerca de 18 quilômetros de distância da Emef Leonor, os atendimentos também acontecem na Emef Alda de Souza Araújo, no Jardim Mesquita. O mesmo se dá em todas as 48 escolas municipais de ensino fundamental.

Para a assistente Fabiana de Oliveira, o trabalho é marcado por acolhida, interação e trocas de experiência. “Fui muito bem acolhida aqui na escola, com muito apoio. Durante o intervalo das aulas converso e interajo com os alunos, é uma forma de nos aproximarmos, assim como os atendimentos individuais e os projetos em parceria”, diz.

Educação e Cidadania

“O atendimento do Serviço Social traz um olhar ampliado para favorecer o bom desempenho escolar dos alunos”, destaca Sandro Ilídio, da Supervisão do Serviço Social.

Desde julho deste ano, as escolas municipais de ensino fundamental possuem atendimento social junto com o Setor de Orientação Educacional. A parceria foi feita por meio de convênio com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). 

A atuação do Serviço Social na rede municipal de ensino abrange também a Educação Infantil e ocorre por meio de análise diagnóstica de território, prevenção ao absenteísmo e evasão escolar, situação de vulnerabilidade e violação de direitos, ações preventivas, entre outras. 

O serviço é uma das metas do plano de governo da administração municipal em prol de um atendimento mais completo na Educação. 

*A identidade do aluno foi preservada por conta do atendimento.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×