Com CSI, GCM detém duas pessoas por pichação na região sul
Atualizado em 05/09/2021 - 16:06
Programa Antipichação passa a ser de responsabilidade da SMC. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-04-2021
Desde 2017, quando foi reformulado, o Programa Antipichação pintou 97 mil metros quadrados entre muros e fachadas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A GCM (Guarda Civil Municipal) deteve duas pessoas no último sábado (4) no Jardim Anhembi, região sul, acusadas de pichação em muro de via pública, o que é proibido por lei.

Os dois suspeitos foram apresentados à Polícia Civil, acusados de crime contra o meio ambiente previsto na Lei Federal  9.605/98, que dispõe sobre pichar edificações ou monumento urbano.

A lei municipal 9.045/13 estabelece multa, em valores atuais de R$ 1.412,49. Se o ato for realizado em monumento ou bem tombado, a multa será aplicada em dobro. Além da multa, o infrator fica também obrigado a ressarcir o município pela reparação dos danos.

A Prefeitura também mantém, há 20 anos, o Programa Antipichação.