Giselle Marinho
Secretaria de Saúde
Falar, expressar sentimentos e perceber as mudanças de comportamento daqueles que estão ao redor pode não ser uma tarefa fácil, sobretudo em um momento de incertezas e emoções diversas como num cenário de pandemia.
No entanto, estar atento a estes sinais e perceber o momento de procurar ajuda podem salvar uma vida.
E, para sensibilizar a população para a saúde da mente, das emoções e consequentemente para o valor de cada indivíduo, a Prefeitura de São José dos Campos promove o Setembro Amarelo com um tema bastante apropriado para o momento: “Viver é o melhor plano”.
Lives com especialistas nas áreas de psiquiatria e psicologia permearão todo o mês oferecendo para as pessoas informação, esclarecimentos e orientação sobre onde e como buscar ajuda.
A programação inclui transmissões direcionadas a adultos, adolescentes, famílias, educadores e profissionais da área de saúde mental que desejam saber mais sobre o assunto.
Nas mídias sociais, as postagens trarão mensagens para alertar que falar sobre o que sente é importante, que precisar de ajuda é normal e que qualquer um pode ser a ajuda que o outro precisa.
Setembro Amarelo
Instituído pela Organização Mundial de Saúde no ano de 2003, o Setembro Amarelo propõe uma sensibilização sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.
No Brasil, a iniciativa conta com a participação de instituições públicas, iniciativa privada e organizações da sociedade civilem prol do tema.
Como pedir ajuda
A campanha do Setembro Amarelo é realizada mundialmente e inclui uma ampla rede de apoio.
Na rede pública de saúde de São José dos Campos, o primeiro passo para buscar ajuda é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. Ao todo são 40 UBS Resolve que funcionam das 8h às 17h, em todas as regiões da cidade.
Programação das lives
8/9
14h30
Tema: Quando a dor parece maior que a vida
Psiquiatra - Dr.João Jorge Lorenzini
10/9
14h30
Tema: O que é Setembro Amarelo
Psiquiatra Dr. Marcelo Priante
13/9
14h30
Tema: Educação e Saúde Emocional - como identificar o sofrimento e oferecer apoio
Psiquiatra Dra. Laura Eiko Uyeno e a psicóloga Paula Magalhães Marques
20/9
14h30
Tema: Dor emocional: como encontrar a resolução em família
Psiquiatra e Psicanalista Dr. Galiano Bazuna
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.