Prefeitura anuncia cartilha e diversas ações para a Educação
03/09/2021 17:59
Lançamento de Cartilha de Açöes e Cuidados com a 1ª Infância
A Prefeitura anunciou mudanças e novos investimentos para atender as crianças na rede municipal, com novas unidades escolares, implantação do Programa Educação 5.0 nas escolas infantis, reorganização administrativa e outros - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Na manhã desta sexta-feira (3), a Prefeitura de São José dos Campos anunciou, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, diversas ações para a Educação Infantil municipal, com o lançamento de cartilha de Cuidados com a Primeira Infância.

O evento realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador) seguiu as recomendações do Plano SP contra a Covid-19 e reuniu autoridades e diretores das escolas infantis municipais, da rede parceira e da rede particular.

Com objetivo de evidenciar a importância da Primeira Infância, fase da vida que abrange do nascimento aos seis anos de idade, a cartilha lançada aborda as etapas de desenvolvimento e informações sobre a rede de apoio e proteção às crianças.

O documento marca o início de diversas ações em prol da Primeira Infância previstas para o município e está disponível no site da Prefeitura para download.

Novos projetos

A Prefeitura anunciou mudanças e novos investimentos para atender as crianças na rede municipal. Entre os investimentos estão novas unidades escolares, implantação do Programa Educação 5.0 nas escolas infantis, a participação do município na Urban 95, iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nos programas e serviços oferecidos nas cidades, entre outras.

+Qualidade

As turmas de Pré 2 contarão com professor Alfabetizador, para o fortalecimento pedagógico com acompanhamento e foco na Alfabetização. A tecnologia será inserida por meio de ferramentas do Programa Educação 5.0.

Uma reorganização administrativa e pedagógica com início no ano que vem prevê que os Núcleos de Educação Infantil (NEI’s) sejam transformados em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei’s) com estrutura administrativa de secretaria de escola em cada unidade.

Por meio de gestão em parceria com OSC’s (Organizações da Sociedade Civil), 14 Institutos Maternos Infantis (IMI’s) serão transformados em Cedin’s, mantendo o atendimento integral ofertado sem mudança na rotina das crianças.

Na prática, a reorganização irá garantir o atendimento com equidade e qualidade para todas as crianças, que terão a rotina escolar mantida. Além disso, mais servidores efetivos atuarão nas escolas de período parcial e integral, os profissionais da Educação poderão escolher novos locais de trabalho, agentes educadores terão acompanhamento de professor junto às turmas que atuam e novos credenciamentos para parceria com OSC’s serão publicados.

Ampliação no Atendimento

Atualmente, a fila de espera por vagas na Educação Infantil está zerada. A rede de ensino municipal conta com mais de 32 mil crianças matriculadas.

O distrito de São Francisco Xavier receberá uma escola de Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos.

Novas obras foram anunciadas, com projetos de um novo prédio escolar no Campo dos Alemães e uma escola infantil no Altos da Vila Paiva.

Para assistir com os pequenos: veja aqui o vídeo de apresentação da cartilha feito com uma aluna da Emei Mario Campaner.