Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos concluiu nesta quarta-feira (27) as oficinas do ACESSUAS Trabalho, programa do governo federal de promoção do acesso ao mundo do trabalho.
O objetivo foi auxiliar os munícipes a desenvolverem competências e habilidades para reinserção no mercado formal do emprego.
As seis oficinas, realizadas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, contaram com a participação de 400 beneficiários do programa municipal Pró-Trabalho e 27 pessoas com deficiência (surdos, deficientes auditivos e mudos).
Durante três dias, foram ministrados ensinamentos sobre capacitação profissional e empreendedorismo por profissionais do Senai (Serviço Nacional da Indústria), Senac (Serviço Nacional do Comércio) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Acessibilidade
As pessoas com deficiência participaram de todas as turmas, que tiveram intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira dos Sinais) para garantir a acessibilidade às oficinas.
"Aprendi bastante. As oficinas alargaram mais ainda meus conhecimentos sobre empreendedorismo. Espero que tenha mais e mais e que eu possa participar", disse Diana Valéria de Oliveira, que tem 30 anos e é cega.
"Se tivermos sonhos e metas, temos capacidade e direito de sonhar. Foi muito importante para aprendermos como podemos nos capacitar. Estamos muito felizes e esperamos encontrar mais pessoas em outros cursos como estes", afirmou Rafael Felipe da Silva, que tem 38 anos e é surdo.
A opinião foi compartilhada por Marcos Paulo Martins Diógenes , que tem 32 anos e é surdo. Ele elogiou a Prefeitura pela iniciativa.
"Estava em casa, sem objetivo e sem visão de futuro. Então, me convenceram a vir aqui e nem sabia como iria funcionar. As oficinas e os ensinamentos ministrdos abriram minha mente e minha visão e entendi que posso ter um objetivo de vida e ganhar dinheiro", afirmou Diógenes.
ACESSUAS Trabalho
O ACESSUAS Trabalho é um programa do governo federal, realizado pelo Ministério da Cidadania, que tem como objetivo promover a integração dos usuários da política de assistência social ao mundo do trabalho por meio da articulação, identificação, sensibilização, desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho.
O programa é voltado para os munícipes em situação de vulnerabilidade social, beneficiários de programas sociais e pessoas com deficiência.
Pró-Trabalho
O Pró-Trabalho é um programa da Prefeitura de São José dos Campos, coordenado pelas secretarias de Apoio Social ao Cidadão e de Inovação e Desenvolvimento Econômico, e que oferece oportunidades e cursos de qualificação com o intuito de preparar os bolsistas.
Já foram convocadas 3.790 pessoas desde o início do programa em 2018.
Os benefícios para os bolsistas são bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000 por mês, por até um ano e renovável por igual período, vale alimentação de R$ 100 e vale transporte.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.