Casas do Idoso retomam atividades presenciais no dia 3
Atualizado em 27/10/2021 - 21:25
Retomada das atividades presenciais nas Casas do Idoso
As equipes da Prefeitura se reuniram com familiares dos idosos nesta terça (26) para explicar a retomada das atividades presenciais - Foto: Ilustração

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, retomará as atividades presenciais nas quatro Casas do Idoso a partir da próxima quarta-feira (3 de novembro).

A reabertura para o público seguirá todos os protocolos sanitários e de saúde do Plano São Paulo do governo do Estado e dos decretos municipais contra a covid-19.

Todos os funcionários e frequentadores utilizarão máscara, será respeitado o distanciamento social, haverá sanitização constante e será disponibilizado álcool gel.

As Casas do Idoso Centro, Sul, Norte e Leste funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

"Antes da pandemia, a minha irmã de 63 anos frequentava a Casa do Idoso todo dia. Ela não vê a hora de voltar. Durante a pandemia, continuou sendo bem assistida. Todo dia, a Prefeitura disponibilizou atividades para ela fazer em casa e diversas refeições", disse o aposentado Domingos Paulo, que tem 73 anos e mora no Jardim das Flores, na região leste.

"Esta retomada será muito boa para ela e para nossa família. Também pretendo passar a frequentar as unidades para aprender computação", completou.

Reabertura consciente

Para evitar aglomerações, neste primeiro momento serão priorizados os circuitos de atividades, com rodízio e menor número de pessoas.

De 3 a 5 de novembro (sexta-feira), as atividades serão voltadas para o acolhimento e interação entre funcionários e idosos. Haverá apresentações de dança, atividades musicais recreativas e sessões de alongamento.

A partir de 8 de novembro, serão realizados recadastramentos e avaliações físicas. As 40 atividades culturais, de assistência social, educação, esportes, terapia ocupacional, fisioterapia e saúde serão retomadas de forma gradual e consciente.

Vacinação

As quatro Casas do Idoso tiveram suas atividades suspensas no dia 18 de março de 2020, quando a cidade registrou os primeiros casos de coronavírus, mas os serviços continuaram sendo oferecidos, com adaptação para a modalidade on-line e nas residências dos idosos.

De fevereiro de 2021 ao último dia 22 de outubro, as unidades se transformaram em importantes postos de vacinação contra a covid-19, com os 257 funcionários se reinventando e sendo fundamentais na ajuda aos profissionais de saúde para salvar vidas. Foram 363.451 imunizações, entre primeira, segunda e terceira doses.

As Casas do Idoso

CENTRO

Localização: Rua Euclides Miragaia, 508

Informações: 3909-8600, 3909-8611 e 3909-8612


SUL

Localização: Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos

Informações: 3916-4378, 3916-4564 e 3916-4252


LESTE

Localização: Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde

Informações: 3921-5666


NORTE

Localização: Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana

Informações: 3570-0110

Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Serviços da Sasc para os idosos

Centros de Convivência (são as Casas do Idoso)

• São quatro unidades espalhadas por toda a cidade e que são referência em todo o Estado de São Paulo. São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.

• Durante a pandemia, as atividades presenciais foram adaptadas para a modalidade on-line. Neste ano, foram importantes postos de vacinação contra a covid-19.


Centro Dia

• É um serviço destinado ao acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados durante o dia ou parte dele.

• As equipes buscam os idosos em suas residências, levando-os para as Casas dos Idosos, onde passam o dia exercendo diversas atividades. Às 17h, quando as unidades fecham, são levados de volta para suas casas.

• Durante a pandemia, a presença diária destes idosos no espaço físico das Casas do Idoso foi suspensa, mas as equipes realizaram todos os atendimentos diariamente nas residências dos idosos, entregando os kits de atividades e de alimentação (composta por cinco refeições diárias).


Convivência e Fortalecimento de Vínculos

• Estes serviços têm como foco o desenvolvimento de atividades que contribuem para o processo de envelhecimento saudável, autonomia, sociabilidades, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e prevenção de situação de risco social. Na pandemia, os encontros em grupos foram suspensos e adaptados para acompanhamento remoto. As equipes realizaram atividades por meio de grupos de WhatsApp.

• Estes serviços são executados através de parceria entre a Prefeitura e as OSCs (Organizações da Social Civil), que são: Cativa (Centro de Atividades para Terceira Idade), COAL (Casa de Oração Amor e Luz) e Obra Social e Assistencial São Lucas.


Proteção Básica Domicílio

• Serviço que presta atendimento a idosos a partir de 60 anos que vivenciam situações de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares/sociais, especialmente aqueles em situação de extrema pobreza.

• Este serviço não foi suspenso, pois consiste em visitas e atividades realizadas nas residências dos idosos atendidos. Durante a pandemia, foi intensificada a segurança das equipes e dos idosos, disponibilizando equipamentos de EPIs (máscaras, álcool em gel, avental, luva, touca e pró pé), mantendo distanciamento social e garantindo a qualidade no atendimento.

• São realizadas visitas semanais com equipe multidisciplinar composta por assistente Social, psicólogo, terapeuta ocupacional, orientador social e cuidador, onde eles organizam uma série de atividades voltadas à necessidade especifica de cada idoso.

Abrigo

• Unidade de acolhimento para idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e ou com diversos graus de dependência tipo 2. A natureza do acolhimento deverá ser provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio familiar.

• Estes serviços são executados em parceria de Prefeitura e quatro OSCs (Organizações da Sociedade Civil), que são: Casa de Repouso e Apoio Geriátrico Vó Laura; Lar São Vicente de Paulo; Recanto São João de Deus e Casa de Oração Missionários da Luz - Nosso Lar.


CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência)

• Unidades que têm por objetivo a oferta de serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Isso se materializa por meio do atendimento e o acompanhamento especializado a idosos e suas famílias, cujos direitos foram violados ou ameaçados, em decorrência de violência física, psicológica, negligência e violência financeira e violência sexual.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Prefeitura SJC

×