Atividades do mês das crianças levam alegria aos Cras
Atualizado em 27/10/2021 - 20:50
Programação especial do mês das crianças nos Cras
As brincadeiras e atividades lúdicas foram realizadas ao longo de outubro em todos os 11 Cras de São José - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu nesta quarta-feira (27) a programação especial do mês das crianças nos 11 Cras (Centros de Referência de Assistência Social) presentes em todas as regiões da cidade.

Ao longo de todo o mês de outubro, cerca de 200 crianças, seus pais e cuidadores participaram das brincadeiras e atividades lúdicas, que tiveram como objetivo estimular a socialização, interação, coordenação motora, atenção e criatividade.

As ações integram o programa Criança Feliz, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Todas as atividades seguiram os protocolos sanitários e de saúde do Plano São Paulo do governo do Estado e os decretos municipais contra a covid-19, com uso de máscaras, distanciamento social e disponibilização de álcool em gel.

Diversão em família

Mãe do pequeno Moisés, de dois anos e meio, a dona de casa Alessandra Pestana Monteiro Bernardes, que tem 31 anos e mora no Campos de São José, na região leste, elogiou a iniciativa da Prefeitura.

"A Prefeitura está de parabéns por promover eventos como este, que nos dão tanta alegria. O programa Criança Feliz é muito bom e nos ajuda muito", afirmou Alessandra.

"Todos nos trataram muito bem no Cras e ficamos felizes. Minha filha se divertiu tanto que nem queria ir embora", completou.

A opinião foi compartilhada pela dona de casa Andréa Corrêa, que tem 45 anos, mora no Dom Pedro 1º, na região sul, e é mãe da Hellena, que também tem dois anos e meio.

"Foi a primeira vez que a minha filha teve contato com outras crianças desde o início da pandemia. Ela brincou muito. Fiquei muito feliz de compartilhar este momento com ela".

Programação especial integra as ações do programa Criança Feliz

Criança Feliz

De iniciativa federal, vinculada ao Ministério da Cidadania, o programa Criança Feliz foi implantado em São José dos Campos em 2020 e já acompanha 1.089 crianças, suas famílias e cuidadores.

Além dos 40 visitadores, a equipe responsável pela coordenação no município conta com pedagogos, assistente social e psicólogos.

Objetivos

• Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.

• Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade.

• Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as crianças na primeira infância e suas famílias.

• Visitas domiciliares para acompanhamento das crianças e famílias.

• Elaboração de atividades para o desenvolvimento das crianças.

• Avaliação de desenvolvimento feita pela equipe técnica.

Público-alvo

• Crianças de até 3 anos e as respectivas famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único).

• Para participar do programa, as famílias podem ligar a unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima da residência e agendar o atendimento.

• A família que ainda não está inscrita do CadÚnico pode fazê-lo por telefone ou pessoalmente no Cras mais próximo de sua residência.