Ariane Caldas
Fundhas
O sol e as chuvas de outubro contribuíram para o sucesso da colheita nas hortas da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) em São José dos Campos. No mês dedicado à alimentação saudável, os alunos participaram de diversas atividades voltadas à Educação Ambiental, e o aprendizado seguiu todas as etapas desde o preparo da terra, plantio, cultivo e a colheita.
Na unidade Putim, há cerca de 800 pés de alfaces dos tipos entre roxas, crespa e lisa, além de salsinha, tudo orgânico. “Respeitamos o ciclo das plantas e as crianças adoram observar o crescimento, além de colherem”, contou o técnico agrícola e educador de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Jacinto Silva.
A alegria das crianças quando estão na horta é notória, é um tal de andar para ver qual pé está maior, quem plantou, se está no ponto de colher. Mas a grande surpresa é que todas as verduras plantadas e colhidas vão para a casa das crianças e adolescentes da Fundhas.
“É bastante legal cuidar da horta e quando eu chego em casa com verdura, minha mãe sempre pergunta onde eu arrumei e eu respondo que foi na Fundhas”, conta orgulhoso Arthur Rodrigues, de 10 anos. Para ele a colheita é “muito legal”, pois representa o final de uma etapa do aprendizado.
Luiz Miguel, de 7 anos, também gosta muito da horta. “Aqui é muito gostoso, o lugar é cheiroso e as verduras são ótimas para a saúde”. Trabalhar na horta, de acordo com ele, é muito fácil, pois o professor ajuda muito e todos participam.
Da horta para a casa
Tudo que é plantado nas hortas da Fundhas é em proveito das crianças e adolescentes atendidas pela instituição. O bingo das hortaliças, por exemplo, tem como objetivo pedagógico estimular a alimentação saudável e o prêmio são as verduras colhidas por eles na unidade.
“Todos os atendidos levam para casa pelo menos um pé de alface, isso visa incentivar para que consumam mais verduras e aprendam como cultivar sua comida”, comentou o educador Luiz Jacinto.
Além das alfaces, as hortas também possuem couve-manteiga, beterraba, salsinha, batata doce, mandioca e conta ainda com outras espécies de hortaliças que devem ser colhidas entre o final de novembro e início de dezembro como brócolis e couve-flor.
Sustentabilidade
O eixo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é uma das áreas de conhecimento que a Fundhas aborda na formação de seus atendidos. O objetivo é oferecer conhecimentos que promovam a transformação de hábitos e atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente, preservação, consumo consciente e qualidade de vida.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.