Prefeitura de São José cadastra árvores na região central
22/10/2021 18:57
Plantio e identificação de árvores na rua do Paço. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 22-10-2021
A atividade contou ainda com o plantio de 4 árvores nos passeios da Rua José de Alencar (ipê amarelo, aldrago, sibipiruna, resedá gigante) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Com o objetivo de comemorar mais uma etapa programa Arboriza São José, técnicos da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade realizaram nesta sexta-feira (22) a identificação de todas as árvores da rua do Paço Municipal (Rua José de Alencar, região central).

A atividade contou ainda com o plantio de árvores nos passeios da Rua José de Alencar (ipê amarelo, aldrago, sibipiruna, resedá gigante).

Para a equipe técnica da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, o envolvimento dos cidadãos em ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.

Moradora do Jardim Americano, região leste da cidade, a psicóloga Júlia Vidal aprovou a iniciativa. “As placas de identificação nas árvores são muito importantes para informar a população e, principalmente, o controle que proporciona para a Prefeitura.”

Programa Arboriza São José

Referência Nacional, o Programa Arboriza São José integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo do município como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

Novidade

A partir de agora, todos os munícipes podem consultar o laudo das vistorias das árvores de áreas públicas de maneira completa, incluindo espécie, altura, condição, presença de ninhos, se a estrutura está comprometida e muito mais. Tudo pelo Sistema Árvores, no Geosanja do site da Prefeitura, ferramenta moderna e com tecnologia de ponta também é possível visualizar as árvores cadastradas.

Disponível para consulta da população, todas as vistorias das árvores, a partir de outubro de 2021, terão o laudo gerado pelo sistema, criando assim uma espécie de prontuário.

Essa é mais uma etapa do Sistema Árvores que possibilita o cadastramento do patrimônio arbóreo público existente em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes da cidade.