Escolas participam de avaliação estadual de fluência leitora
22/10/2021 18:58
Avaliação fluência- Emef Maria Perotti
Nas escolas municipais, cerca de 4.250 estudantes devem participar da proposta do governo do Estado de São Paulo - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

As escolas municipais de ensino fundamental de São José dos Campos realizam desde o dia 18 até o dia 27 de outubro a Avaliação de Fluência Leitora com as turmas do 2º ano. Ao todo, cerca de 4.250 estudantes devem participar. 

A prova do governo do Estado de São Paulo busca identificar o desempenho de cada aluno na leitura e compreensão de textos escritos, assim como a capacidade de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar, além de diagnosticar as perdas do período de distanciamento social. No modelo, o aluno realiza a leitura para o professor e tem seu desempenho associado a um perfil. 

A partir dos resultados, a Secretaria de Educação e Cidadania poderá planejar estratégias e ações com foco nas dificuldades apresentadas pelos alunos.

As turmas da Emef Profª Mercedes Maria Perotti, no Rio Comprido, se destacaram pela participação na Avaliação. “Eu estou muito feliz de estar na escola, estou no 2º ano, aprendendo a ler e escrever com a professora Bruna e a Gislene. Gosto muito de ler e dos livros, a professora passa histórias para gente na lousa”, contou o aluno Kauan Miguel dos Santos Silva, 8 anos, do 2º A.

Segundo a orientadora pedagógica Katia Rodrigues, o momento é importante para “traçar novas rotas pensando na melhoria da qualidade do atendimento para o próximo ano”.

“Assim que recebemos a formação sobre Fluência Leitora pensamos em uma forma mais lúdica para realizar essa avaliação, deixando o ambiente leve e alegre. A cada aluno que vinha para a sala observamos que ficava mais tranquilo”, disse.

Alfabetização

Na rede de ensino municipal, a importante fase da Alfabetização tem destaque com o segundo professor em sala de aula. São 47 educadores que apoiam o trabalho dos professores regentes das salas de aula.

As escolas têm ainda o 
Programa Recupera Alfabetização, que por meio de kits com jogos didáticos preparados exclusivamente para as turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, aborda Português e Matemática de forma lúdica. O Programa, que faz parte do Plano de Gestão 2021/2024, conta com professores que foram contratados para o reforço nas escolas e oferece recuperação intensiva e paralela e plantões aos sábados com a Jornada Recupera. 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×