Alunos do Pousada do Vale vão abrir cápsula do tempo
22/10/2021 11:09
Um grupo de alunos da Emef Profº Geraldo de Almeida irá abrir uma cápsula do tempo no próximo dia 25 de Outubro. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-10-2021
As mudanças no tempo e na história servem de reflexão para um projeto realizado com três turmas do 9º ano da Emef Profº Geraldo de Almeida, no Pousada do Vale, que teve início em 2018 e será concluído na próxima segunda-feira (25), com a abertura de uma cápsula do tempo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Se voltar três anos, como estava a vida em 2018? Com certeza sem as máscaras de proteção facial e outras preocupações relacionadas à pandemia de covid-19 que enfrentamos. 

As mudanças no tempo e na história servem de reflexão para um projeto realizado com três turmas do 9º ano da Emef Geraldo de Almeida, no Pousada do Vale, que teve início em 2018 e será concluído na próxima segunda-feira (25), com a abertura de uma cápsula do tempo.

Na época em que separaram boletins escolares, cartas, fotos e diários para colocar na cápsula, os estudantes tinham entre 11 e 12 anos de idade. Hoje, prestes a concluírem o ensino fundamental, os adolescentes percebem diversas mudanças importantes e algumas lembranças divertidas em suas vidas.

“Eu coloquei na cápsula uma prova que tinha feito no terceiro ano, foi uma atividade diferente naquele dia e eu curti. Neste tempo todo eu mudei bastante, e no geral muita coisa mudou com a tecnologia”, diz Augusto Luiz, 14 anos. 

“Eu escrevi uma carta para mim mesma e coloquei na cápsula, mas não lembro o que estava escrito. Tinha 12 anos e hoje tenho 15, minha cabeça mudou e muito em volta também”, recorda Júlia Cristina. 

“Acho que na época eu era boa aluna, mas agora estou em dúvida se ainda sou (risos). Lembro de ter escrito uma carta falando do que queria para o futuro e sobre o garoto que eu gostava. Eu era criança, hoje tenho outro jeito de pensar, sinto que amadureci bastante”, comenta Ana Júlia Ribeiro, 14 anos. 

O projeto

No ano de 2018, o professor de História Alessandro Santana já se planejou para iniciar o projeto com as turmas do 6º ano e concluir quando os estudantes estivessem no 9º ano. Os alunos colocaram na cápsula cartas, fotografias, objetos pessoais, mensagens com os sonhos e ideias que tinham sobre o mundo e a família, diários, entre outros itens. 

“Cada sala tem uma cápsula que foi enterrada no quintal da escola, todo projeto foi acompanhado na época com a equipe gestora e foi um momento muito bacana em 2018. Com o passar dos anos foi aumentando a ansiedade dos alunos para abrir”, disse. 

“Esperamos que seja um momento de encontro entre eles do passado com eles mesmos hoje. Para que percebam as mudanças em suas próprias histórias, assim como a transformação do tempo, estamos animados”, destacou Alessandro. 


Turma de alunos em 2018 (foto de arquivo).

Serviço 
Abertura da cápsula do tempo com alunos do 9º ano
Data: 25/10 - a partir das 9h
Local: EMEF Geraldo Almeida, que fica na R. Camomila, 100 - Chácaras Pousada do Vale


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×