Castramóvel realiza quase 500 cirurgias em pets na zona norte
Atualizado em 16/10/2021 - 17:16
Castramóvel na Escola Municipal Profa Véra Babo de Oliveira. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-10-2021
Cerca de 500 cães e gatos farão procedimentos de castração e microchip dentro do programa de castramóvel oferecido gratuitamente pela Prefeitura de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Saúde

A unidade móvel veterinária da Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (16) e domingo (17) a castração e a microchipagem gratuita de 462 animais domésticos na região norte.

A ação está sendo realizada na Emef Vera Babo de Oliveira, no bairro Altos de Santana, e atende tutores de animais que residem na região. As senhas foram distribuídas durante a semana. O programa atende até dois animais por CPF.

A iniciativa visa atender munícipes com menor acesso a esses procedimentos veterinários específicos. A castração volante de cães e gatos integra o Meu Pet Feliz, programa na saúde dos pets, guarda responsável e bem-estar animal.

Com os procedimentos deste fim de semana, mais de 3.000 animais já foram atendidos pela unidade volante em São José dos Campos.

Moradora do Altos de Santana, Evelin Dias levou a dálmata Donna para o procedimento. "É uma excelente iniciativa, pois fazer a castração em um clínica particular acaba pesando no orçamento”, disse ela.

Flavia Peres de Paula castrou a cadelinha Estopinha, de dois anos e meio, e elogiou o serviço oferecido pela Prefeitura de São José.

“Meu pai foi quem retirou a senha no início da semana e fomos muito bem atendidos. Foi bem rápido. Procurei chegar bem cedo hoje”, disse ela.

Moradora do Jardim Minas Gerais, Ágata Romancini, levou o gatinho Mingau e também aprovou o programa. “É a primeira vez que estou trazendo um animal. Gostei bastante da atenção de todo o mundo.”

Animais

De acordo com as regras do serviço, os animais não podem ser utilizados para fins comerciais ou de competições. Eles devem estar em boas condições de saúde, não estar obesos, nem apresentarem doenças (como as de pele aparentes), desgaste físico e anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia

Balanço

Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 12.938 castrações, sendo 6.491 fêmeas caninas, 3.670 machos caninos, 1.754 fêmeas felinas e 1.023 machos felinos.  Desse total, 2.763 foram feitas pelo Castramóvel, sem contar com a ação deste fim de semana. 

O programa é permanente e tem como objetivo estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, o programa faz a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×