Moradores aprovam ações de saúde em São Francisco Xavier
Atualizado em 13/10/2021 - 18:04
Ações em São Francisco Xavier
Moradores dos bairros Santa Bárbara e das Lavras aprovaram as ações de orientação em saúde - Foto: PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

*Estagiária Rafaela Oliveira, sob supervisão das jornalistas Giselle Marinho e Sheila Faria

Moradores dos bairros Santa Bárbara e das Lavras, em São Francisco Xavier, aprovaram as ações do Programa Saúde + Com Você, da Prefeitura de São José dos Campos.

As ações foram desenvolvidas por profissionais da Secretaria de Saúde com o objetivo de levar informação para todos os cantos da cidade, sem distinção geográfica ou econômica.

“Gostei de participar, aqui temos uma orientação melhor para não nos machucarmos e cuidarmos da saúde. Fiz os exames e fui orientado no que tenho que maneirar”, diz Francisco Soares da Silva, morador do bairro das Lavras.

Ações

Com presença  de pessoas de todas as idades foram transmitidas orientações sobre planejamento familiar, higiene bucal, cuidados com idosos, prevenção de câncer e acidentes domésticos, importância do pré-natal, crescimento e desenvolvimento da criança e vacinação, além de ressaltar o direito do atendimento em saúde para adolescentes desacompanhados dos responsáveis.

“Nós conversamos e explicamos o que precisamos para os profissionais. Quando falamos das necessidades, eles tentam resolver, deixando mais rápido o atendimento”, afirmou Lourdes Aparecida Vilela, moradora do bairro das Lavras.

No Saúde + Com Você também são realizados testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e verificação de pressão arterial e glicemia capilar.

A programação dos bairros segue a necessidade que os pacientes apresentam. Foram planejadas 5 ações para o distrito de São Francisco Xavier.

A próxima data com atividade é dia 21 deste mês, na região do centro. No dia 11 de novembro, o Saúde + Com Você estará no bairro Rio do Peixe e em 9 de dezembro, o Rio Manso.