DFPM, GCM e PM impedem festas com aglomerações
13/10/2021 11:53
Operação contra fluxo e aglomerações. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 13-02-2021
O trabalho integrado de combate às aglomerações tem como objetivo garantir mais segurança à população e reduzir a propagação da covid-19 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com ajuda da população, a Prefeitura de São José dos Campos e as forças de segurança intensificaram o combate às aglomerações nas vias públicas e às festas clandestinas durante o último final de semana e o feriado desta terça-feira (12).

Através do programa São José Unida, equipes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar, esta última por meio da Atividade Delegada, encerraram logo após o início dois eventos clandestinos com várias pessoas.

No sábado (9), interromperam festa em chácara do Bom Retiro, na região leste. O organizador recebeu duas multas, que somam R$ 11.056,58.

No domingo (10), foi a vez de um evento na fazenda São Bento, na zona sudeste, também encerrado rapidamente. O local, que já estava sem autorização para funcionar há vários meses, foi reinterditado.

As operações integradas especiais também contam com o apoio dos agentes da Mobilidade Urbana, da Polícia Civil e das demais forças de segurança.

A população pode ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras sanitárias pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar), que funcionam 24 horas. As ligações são gratuitas.

A PM fez bloqueios em várias regiões

Ações integradas

Em outra frente de atuação, durante os cinco dias da operação especial os agentes do DFPM aplicaram 17 multas em estabelecimentos comerciais por irregularidades como falta de documentação para funcionamento e/ou constatação de aglomeração de pessoas, descumprindo as regras sanitárias de combate à covid-19 estabelecidas no Plano São Paulo, do governo do Estado. Foram emitidas ainda 13 notificações preliminares.

Já os guardas civis municipais e policiais militares orientaram 359 munícipes. Foram vistoriados 218 veículos (carros e motos), com a apreensão de 11 carros e motos.

A Prefeitura e as forças de segurança aplicaram ainda 82 multas por irregularidades de trânsito, como estacionamento irregular e falta de cinto de segurança, e por som alto.