Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
“Fico dando carinho para as flores e para as plantas, todo mundo precisa de carinho e música”, afirma Livia Marques Silva de Oliveira, 5 anos, do IMI (Instituto Materno-Infantil) Flávio Lenzi, na Vila Tatetuba. A comparação entre a natureza e a música foi feita pela pequena durante ensaio com mais 24 amigos da turma do Pré 2 do IMI nesta segunda-feira (4).
As crianças preparam uma música como parte do projeto Pedagogia dos Sonhos, realizado pela rede de ensino municipal nas escolas da Educação Infantil.
A importância de trabalhar os sonhos com as crianças desde pequenas contribui para o bom desenvolvimento delas e faz parte das ações de Empreendedorismo que a Secretaria de Educação e Cidadania realiza na cidade.
Lara Emanoely Pereira Marques, 5 anos, é apaixonada pela natureza, com sensibilidade e doçura, foi quem sugeriu para as professoras e a turma de amigos o tema da música. “Minha ideia foi falar do girassol, eu gosto das flores, tem até um jardim em casa. A natureza faz bem para a gente, temos que cuidar”, disse.
Arte e música
Com o Projeto Sala de Leitura Interativa na Educação Infantil, as crianças têm a oportunidade de vivenciar a musicalização e a literatura desde bebês. A iniciação musical estimula a sensibilidade, percepção, fala, escrita, concentração e sociabilidade dos pequenos, entre outros benefícios.
Como toda boa música, o projeto é feito em parceria com vários profissionais da escola, dos projetos de Sala de Leitura, música, literatura e Empreendedorismo, com o Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).
Para a melodia da canção e os ensaios, a turma do Pré 2 contou com ajuda da coordenadora do projeto de Canto Coral, Juliana Oliveira. “O sonho das crianças era compor uma música e, ao escrever a letra, elas expressaram muitas percepções e sentimentos. Ao receber o convite para compor a melodia, pensei: 'vamos compor coletivamente, explorando percepções musicais de cada criança e do grupo. E foi maravilhoso!'”, explicou Juliana.
“A gente ensaiou a música junto, foi muito legal. A tia canta bem e a música fala de flores e passarinhos. Eu gosto muito da natureza e de cantar”, destacou Lívia.
Pedagogia Empreendedora dos Sonhos
“O Projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos estimula as crianças a sonharem e empreenderem os seus sonhos. Esse ano, devido à pandemia, fizemos algumas adaptações. A ideia é que as crianças se expressem por meio de múltiplas linguagens o ‘Mundo dos Sonhos após a Pandemia’ e, no IMI Flávio Lenzi, elas escolheram a linguagem musical”, explica a orientadora de ensino Poliana Ferracioli.
Para Michele Campos, professora da Sala de Leitura, o sonho coletivo foi construído ouvindo as ideias e sugestões das crianças. “Uma aluna sugeriu o tema das flores. Como estamos trabalhando com eles criação literária, pensamos na poesia sobre as flores e a poesia virou uma música. O projeto é muito rico. Neste ano, consideramos as emoções. A criação da música é algo que parece simples, mas para as crianças é grandioso e significativo, tenho certeza que essa experiência ficará marcada na vida deles”, afirmou.
Para a próxima fase do projeto, a escola irá organizar atividades de pintura com o tema da música e prepara uma apresentação para o Empreende Startups Educacionais, evento previsto para ocorrer em novembro.
Empreendedorismo
Educação empreendedora também faz parte do currículo escolar da rede municipal. Com o objetivo de estimular os alunos a pensarem novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, a Prefeitura mantém desde 2017 programas de empreendedorismo para alunos com idades entre 4 e 14 anos, com o Empreende Startups Educacionais.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.