Museu do Folclore recebe bioconstrutor no Museu Vivo
25/11/2021 15:18
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Mais conhecido pelo apelido de Biskuit, o bioconstrutor José Donizetti Costa participará do Museu Vivo - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O nome dele é José Donizetti Costa, mas as pessoas o conhecem mais pelo apelido de Biskuit ou Bisckuit Costa, mais condizente com sua atual atividade, também um tanto diferente para muita gente. Hoje, Biskuit se define como um bioconstrutor, atuando na área da bioconstrução em terra crua.

Domingo (28), ele compartilha seu saber no último Museu Vivo do ano, no Museu do Folclore de São José dos Campos, oferecendo uma vivência de construção de parede de pau a pique. O público também poderá participar da atividade amassando barro, literalmente.

Donizetti, 58 anos, nasceu e cresceu na zona rural de São José dos Campos, onde teve contato com técnicas tradicionais de construção de casas. Ele utiliza técnicas tradicionais e novas em suas construções, consideradas de boa estética, ecológicas e econômicas.

A técnica do pau-a-pique consiste de uma estrutura de bambu na qual é colocado o barro comum, que depois de seco é coberto por uma camada de barro branco (tabatinga) para fazer o acabamento, podendo ou não passar cal para finalizar.

Projeto e gestão

 O Museu Vivo é um projeto do Museu do Folclore que objetiva valorizar o saber popular e dar visibilidade ao seu detentor. A atividade é realizada em dois domingos do mês, no período da tarde, entre 14h e 17h, na área externa do museu.

Sua realização foi retomada no formato presencial a partir de setembro, com a reabertura do museu. Durante os meses de maior intensidade da pandemia da covid-19, os encontros aconteceram de maneira virtual.

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×