Exposição Retratando São José mostra quadros pintados por idosos
25/11/2021 15:26
Casas do Idoso voltam a funcionar. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 03-11-2021
Casa do Idoso Sul durante retomada das atividades presenciais: quadros foram pintados por 40 frequentadores das quatro unidades - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Parque da Cidade, Igreja da Matriz, Mercadão, Parque Santos Dumont, Casa Olivo Gomes, Parque Vicentina Aranha. Quem nasceu em São José dos Campos, quem adotou a cidade e hoje é joseense de coração e os milhares de visitantes que aqui chegam todos os dias já vivenciaram diversas emoções nestes e em outros pontos turísticos.

Idosos que moram em São José há vários anos foram desafiados a colocar nas telas e nos pincéis toda esta emoção, dando cores às paisagens que mais marcaram suas vidas e de seus familiares.

O resultado pode ser conferido na exposição "Retratando São José", que trouxe novas tintas a lugares já tão lindos. Os quadros foram pintados por 40 frequentadores das Casas do Idoso Centro, Sul, Norte e Leste durante oficinas de pintura realizadas nas unidades.

A exposição será realizada em um shopping da região sul, localizado na rua Andorra, 500, no Jardim América. A abertura será nesta sexta-feira às 10h e prossegue até o próximo dia 5 de dezembro, sempre das 10h às 22h.

Talento

Quem olha para as telas não imagina que, para a maioria, foi a primeira experiência artística.

Mas a falta de experiência com as telas e tintas foi compensada pelas memórias afetivas. Afinal, reproduziram aquilo que está dentro de suas almas e corações.

Os quadros nasceram de fotos registradas por fotógrafos da Prefeitura ao longo dos anos que, com talento e sensibilidade, sempre valorizaram as belezas da nossa cidade.

Proteção

São José mantém uma ampla rede de proteção e serviços para os idosos, desenvolvida e realizada por todas as secretarias municipais.

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, através da Assessoria de Políticas para o Idoso, planeja e executa políticas públicas para garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito aos munícipes com mais de 60 anos, além de fortalecer as relações intergeracionais e evitar riscos à saúde desta população.

São José também conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com membros da Prefeitura e de outras instituições. O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.

Serviços da Sasc para os idosos

Centros de Convivência (são as Casas dos Idosos)

• São quatro Centros de Convivência espalhados por toda a cidade e que são referência em todo o Estado de São Paulo. As atividades presenciais foram retomadas no último dia 3 de novembro. São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária. Durante a pandemia, as atividades não pararam, sendo realizadas on-line.

Centro Dia

• É um serviço destinado ao acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados durante o dia ou parte dele. As equipes buscam os idosos sem suas residências, levando-os para as Casas do Idoso, onde eles realizam diversas atividades e têm acesso a cinco refeições por dia. Ao final do dia, eles voltam para suas casas.

Convivência e Fortalecimento de Vínculos

• Estes serviços têm como foco o desenvolvimento de atividades que contribuem para o processo de envelhecimento saudável, autonomia, sociabilidade, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e prevenção de situação de risco social.

• Estes serviços são executados através de parceria entre a Prefeitura e as OSCs (Organizações da Social Civil), que são: Cativa (Centro de Atividades para Terceira Idade), COAL (Casa de Oração Amor e Luz) e Obra Social e Assistencial São Lucas.

Proteção Básica Domicílio

• Serviço que presta atendimento a idosos a partir de 60 anos que vivenciam situações de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares/sociais, especialmente aqueles em situação de extrema pobreza.

• São realizadas visitas semanais com equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, orientador social e cuidador, onde eles organizam uma série de atividades voltadas à necessidade especifica de cada idoso.

Abrigo

• Unidade de acolhimento para idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e ou com diversos graus de dependência tipo 2. A natureza do acolhimento deverá ser provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio familiar.

• Estes serviços são executados em parceria de Prefeitura e quatro OSCs (Organizações da Sociedade Civil), que são: Casa de Repouso e Apoio Geriátrico Vó Laura; Lar São Vicente de Paulo; Recanto São João de Deus e Casa de Oração Missionários da Luz - Nosso Lar.

Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social)

• Unidades que têm por objetivo a oferta de serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Isso se materializa por meio do atendimento e o acompanhamento especializado a idosos e suas famílias, cujos direitos foram violados ou ameaçados, em decorrência de violência física, psicológica, negligência e violência financeira e violência sexual.

Exposição Retratando São José

Datas: De 26 de novembro a 5 de dezembro