Transição do Infantil para o Fundamental é marcada por acolhida
24/11/2021 18:54
Transição Escolar na EMEF Vera Lúcia Carnevalli e EMEI Idelena
Projeto da rede municipal envolve escolas do Infantil e do Fundamental para acolhida, informações e orientações às crianças e familiares durante importante processo de transição. - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

“Como é a escola?" "Pode levar brinquedo?" "A professora é brava?" "Tem lanche?”. Esses questionamentos singelos são algumas das dúvidas que as crianças do Pré 2 apresentam quando abordadas sobre a transição de fase no próximo ano, em que irão iniciar os estudos no Ensino Fundamental. 

Para que o processo aconteça de forma leve, acolhedora e prazerosa, as escolas municipais infantis e de Ensino Fundamental se unem em ações comuns. 

As dúvidas dos pequenos são reunidas e enviadas para as turmas de estudantes matriculados no 1º ano em 2021 responderem em formato de cartas e cartões, enviados com desenhos para os colegas mais novos. As escolas organizam também reuniões com os pais e responsáveis, teatros e rodas de conversa e agendam visitas. 

Parceria

Um dos exemplos deste processo acontece em Santana, na região norte, com a Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto e a Emei Idelena Menezes Trefilio de Carvalho. Além de trocarem cartinhas e desenhos, as crianças do Infantil irão visitar a escola nova no dia 3 de dezembro. 

Segundo a equipe gestora da Emef Profª Vera Lúcia, o projeto da rede municipal é uma "oportunidade de integrar as escolas do Infantil e do Fundamental, com parcerias para manter a excelência dos trabalhos realizados e possibilitar avanços na formação integral das crianças, os cidadãos do futuro que farão a diferença".

Os pais e responsáveis dos alunos recebem, na matrícula, orientações para o próximo ano e podem tirar dúvidas nas reuniões organizadas pelas unidades escolares. 

Fofura

Durante uma tarde animada, as três turmas do  1º ano da Emef Vera Lúcia produziram as cartas e os cartões que vão compartilhar com a Emei Idelena. Sophia Vieira, 6 anos, do 1º ano, ‘divulga’ com alegria sua escola: “eu acho aqui muito bom, o parque é legal, a escola é bonita. Os alunos (novos) não vão gostar, eles vão adorar!”, diz sorridente. 

“Fiz uma carta com um desenho, gosto muito da minha escola, principalmente da professora”, comenta Lara Ferreira Silva, 7 anos.

Para Jorge Benício Dutra da Silva, 7 anos, “o parquinho, (as aulas de) Educação Física, a merenda e a professora são ótimos”.

“Fizemos cartinhas para os alunos do prézinho, para que eles sejam bem-vindos”, destacou Jorge. 

Alguns metros ao lado, na escola vizinha, o clima é de curiosidade com as mudanças do próximo ano. “Estou animada para ir para outra escola porque meus irmãos estudam lá. Eu já sei que só pode levar brinquedo um dia” , comenta Valentina Machado, 5 anos. 

“Gosto da escola e acho legal ser criança. Na escola nova, cada um tem seu estojo”, observa a pequena Alice Pereira Godoi, 6 anos. 

Transição

Para sanar dúvidas dos alunos que migram do Pré 2 para o Ensino Fundamental, a Prefeitura de São José dos Campos desenvolve, desde 2017, um processo de transição na rede municipal.

As escolas municipais distribuem na primeira reunião de pais uma cartilha com dicas sobre a adaptação das crianças que ingressam no 1º ano, com dicas e orientações de como ajudar a criança em casa na nova etapa que envolve aprendizado da leitura, escrita e matemática, entre outras ações no início do ano envolvendo famílias, alunos, professores e equipes escolares. 

Serviço - Visita à Escola

Turmas da Emei Idelena Menezes Trefilio de Carvalho visitarão a Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, ambas em Santana (região norte). 

Com alunos do Pré 2 e do 1º ano do Fundamental.

Data: 3/12/21 - no período da tarde


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×